![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/01-Thiago-Dottori-e-Priscila-Sztejnman-MAIO-2023-CG-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/1-Henrique-de-Freitas-Limas-e-Lucia-Brahin-RJ-MAO2023-CG.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/03-Laza-Razanajatovo-e-Sylvio-Back-MAIO-2023-CG-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/4-Os-coreanos-MIN-KYU-DONG-e-LEE-YOON-JUNG-RJ-MAO2023-CG.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/3-Marco-Antônio-de-Carvalho-e-Glaucia-Camargos-RJ-MAO2023-CG-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Juliana-Fantoni-Laza-Razanajayovo-Luis-Mangia-Mijanno-e-Hugo-DI-Carlo-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/8-Matias-Arilli-e-Soledad-Navarre-MAIO-2023-CG.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/5-Malu-de-Martino-Sylvia-Palma-e-Daniela-Castagno-RJ-MAO2023-CG.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/02-Antonio-Carlos-da-Fontoura-Carlos-Galletini-e-Sylvio-Back-MAIO-2023-CG-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/10-João-Ademir-e-Flavia-Vieira-MAIO-2023-CG-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2-Nikica-Zunet-e-Felipe-Xuster-RJ-MAO2023-CG-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/15-Margit-Richter-Sylvio-Back-Charloth-Back-e-João-Guilherme-Fidelis-RJ-MAIO-2023-CG-.jpg)
![](https://lulacerda.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/05/9-Toni-Ventura-e-Malu-De-Martino-MAIO-2023-CG.jpg)
Entre os tantos eventos que acontecem no Rio este mês, está o congresso mundial da Confederação Internacional de Autores Audiovisuais, a AVACI (em Inglês, Audiovisual Authors International Confederation), cuja abertura foi nessa terça (02/05), no Sheraton, no Leblon, com o povo que aparece por trás das câmeras.
Até sexta (05/05), diretores, roteiristas, gestores e advogados do audiovisual de 50 países apresentam um panorama sobre direitos autorais, no encontro que acontece pela primeira vez no Brasil, em parceria com a Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual (DBCA) e a Gestão de Direitos de Autores Roteiristas (Gedar).
O Brasil é o segundo mercado de assinantes da Netflix, só perdendo para os EUA, mas é um dos mais atrasados na remuneração de direitos autorais a roteiristas e diretores — empresas de streamings aproveitam a clientela farta, mas não pagam aos seus autores, como fazem Espanha, França, Chile, Colômbia e Argentina.
“É uma feliz coincidência que o evento aconteça aqui, no momento em que a luta pelo pagamento de direitos autorais dos diretores e roteiristas pela exibição pública de obras está no Congresso Nacional e busca a atualização da Lei de Direitos Autorais (LDA)”, diz o advogado Henrique de Freitas Lima, presidente da DBCA.
“Nos países que reconhecem esse direito, como a Argentina, o valor recebido foi fundamental, por exemplo, para socorrer profissionais durante a pandemia”, completa Thiago Dottori, presidente da Gedar.