O arquiteto Washington Fajardo comemorou a notícia de Eduardo Paes, nesta quarta (12/04), de que a Prefeitura vai tomar posse do antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte, e transformar o espaço em área de lazer. Dois prédios já foram demolidos, e as obras devem começar no segundo semestre.
O projeto estava nas mãos de Fajardo e sua equipe desde 2021, quando ele comandava a secretaria de Planejamento Urbano – em novembro de 2020, o prédio sofreu um incêndio, e o lugar estava completamente abandonado desde 2014. “Quero agradecer a confiança do prefeito em mim, ainda durante a transição de governo, no final de 2020, quando comecei a investigar como resolver esse espaço perdido da vida coletiva de Piedade (onde já morei) e arredores”, diz Washington.
E continua: “Desde o início, persegui a tese de não apenas considerar o aproveitamento material do terreno, mas também resgatar a ‘função social’ da área, isto é, voltar a transformar a GF em um polo de atrações, um binômio parque urbano + unidade Sesc. Agradeço também à Fecomércio, que acolheu o conceito desde o primeiro momento”. Parte dos prédios desapropriados será para a Fecomércio, que vai implantar cinco unidades do Sesc por lá, entre escola infantil e galeria de arte.
A Prefeitura conseguiu uma decisão favorável da Justiça para tomar posse da área e começar a construir o parque. “Levou mais tempo do que gostaríamos porque os imóveis estavam sob administração judicial, e as coisas ficaram mais complexas. Até a semana que vem, vamos publicar a licitação”, avisou Paes. O campus tem 57.300 metros quadrados de área construída e capacidade para 40 mil estudantes; quando fechou, eram só 9 mil alunos.