numero:✓ Pelo Climatempo, o fim de semana vai ser de sol, sem um pingo de chuva. Como é outono, ainda tem aquela delícia de sentir calor de dia e friozinho à noite, com máxima de 29º e mínima de 16º.
numero:✓ Corra no fim de semana por gente que nunca passou por nada. Melhor evitar (rsrsrsrs).
numero:✓ A Orquestra Sinfônica Nacional de Londres faz um tributo ao grupo sueco Abba, com “Abba — The show”, no Espaço Hall, na Barra, nesta sexta, a partir das 20h.
numero:✓ O que você deseja mais do que algum aparelho novo que faz a gente se sentir quase uma recém-nascida? Que tal ficar em casa para dar uma ajustada interna?
numero:✓ A Orquestra Sinfônica Nacional de Londres faz um tributo ao grupo sueco Abba, com “Abba — The show”, no Espaço Hall, na Barra, nesta sexta, a partir das 20h.
numero:✓ O assunto da semana? O drama dos verificados. O Twitter, de Elon Musk, começou a retirar os selinhos azuis das contas de milhares de usuários; a partir de agora, qualquer um, se pagar, pode ter um azulzinho no chamado “Twitter Blue”.
numero:✓ Por falar nisso, de Tutty Vasques: “Marcianos e lunáticos comemoram a explosão após o lançamento do foguete mais poderoso da história, projetado pela empresa SpaceX, do abominável Elon Musk, para transportar pessoas e carga em futuras missões a outros planetas. Já bastam as lambanças que o bilionário faz aqui na Terra”.
numero:✓ Famosa ginecologista carioca, instalada em Botafogo, anda indicando determinado vibrador, seja para solteiras, seja para casadas, e dando aula de como usá-los da melhor maneira possível. Pensa nisso!
numero:✓ Essa é só pra você passar raiva: nesta sexta e sábado, Maria Bethânia faz show intimista no aniversário de três anos do Manouche. Mas estão esgotados…
numero:✓ Trend de sexta em pleno feriado: “Combata o etarismo, postando uma foto 40+”.
numero:✓ Pepeu Gomes faz show com sucessos de seus mais de 50 anos de carreira, no Circo Voador, na Lapa, nesta sexta, às 22h.
numero:✓ Da roteirista Beth Moreno: “O Cauã Reymond tá solteiro, e eu ovulei só de ler a notícia.”
numero:✓ Na mesma tenda, no sábado, os grupos paulistanos Metá Metá e Passo Torto se encontram às 22h.
numero:✓ Da apresentadora Ana Maria Braga, que ficou reticente ao ler no ar, mas pode ser uma reflexão: “Criticar as minhas atitudes é um direito seu. Cagar para a sua opinião é um privilégio meu”.
numero:✓ O fim de semana é longo, seu fígado, não; portanto, beba com moderação e se jogue, porque têm muitas atrações.
numero:✓ Programa para quem gosta de aventura: inspirado no tradicional Trem do Samba, no domingo, Dia Nacional do Choro (nascimento de Pixinguinha, 1897-1973), os vagões do “Trem do Choro” partem da Central do Brasil para Olaria, com concentração às 8h21, na plataforma 13. O trem sai às 11h09, e a viagem dura cerca de meia hora. Cada vagão tem o nome de um ícone do choro.
numero:✓ No sábado, às 22h30, o Bosque Bar, no Jockey, show de Marcella Fogaça, de volta aos palcos depois do nascimento das gêmeas Sophia e Pietra. “Quis montar um show pra unir o trabalho à diversão e cantar músicas boas que eu amo, sem me prender muito ao estilo”, avisa ela.
numero:✓ Se quiser um sábado mais, digamos, cultural, pode marcar uma visita guiada com historiadores ao Palácio Tiradentes, no sábado, às 9h, custo zero (com contribuição livre e voluntária), organizado pelos perfis Instagram Rio de Segredos e Revelando a História. O passeio também passa por pontos e ruas pelos quais Tiradentes caminhou até a forca, em 1972.
numero:✓ O Boteco Boa Praça, no Leblon, comemora o Dia de São Jorge, com feijoada, muita música ao vivo e samba, com um repertório inspirado no santo.
numero:✓ E teatro, como sempre, é uma fartura só: entre musicais, comédias, espetáculos de dança e monólogos, são mais ou menos 50 opções.
numero:✓ Entre elas, “O caso”, com Otávio Muller e Leticia Isnard, em montagem sobre questões do mundo contemporâneo — como o excesso de informações e estímulos — com muito humor. No Teatro das Artes, Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Quem assiste, ama. Heloísa Perissé continua em cartaz com “A iluminada”, numa bem-humorada “palestra quântica motivacional”, no Teatro XP, no Jockey, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Los Hermanos — Musical Pré-Fabricado”, com texto e direção de Michel Melamed, ganhou crítica de Cláudia Chaves na coluna. São 28 músicas da banda carioca, recriadas e reinterpretadas, no Teatro Casa Grande, no Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ O também musical “Mamma mia!”, montagem de Charles Möeller e Cláudio Botelho, tem versões em português e trechos originais dos hits do grupo Abba, no Teatro Multiplan, na Barra, sábado e domingo, às 16h.
numero:✓ A peça “Mortos-vivos — Uma ex-conferência”, com texto de Alex Cassal e direção de Renato Linhares, apresentada pelo grupo Foguetes Maravilha, parte da premissa de que o apocalipse zumbi é um fato. No Teatro Ipanema, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Antígona”, com Andrea Beltrão e direção de Amir Haddad, está no Teatro Poeira, em Botafogo, sábado, às 21h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Os bolsos cheios de pão”, com Louise Cardoso e Luiz Octávio Moraes; direção de Fernando Philbert, está no Arena do Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ Domingo é Dia de São Jorge, o santo guerreiro predileto da maioria dos cariocas, com muitas homenagens, feijoadas e festas.
numero:✓ O Galpão Dama, no Centro (Rua General Caldwell, 165), faz a “Folia de Jorge”, no sábado, a partir das 21h, uma homenagem artística, sonora e visual a São Jorge/Ogum, com show e DJ até as 4 da manhã, seguindo com cortejo até a alvorada na Igreja de São Jorge, Campo de Santana.
numero:✓ O Samba de Santa Clara e o Fica Comigo se unem em clima carnavalesco pelo “Baile de São Jorge”, na Niemeyer Beach House, no Leblon (Av. Niemeyer, 101), sábado, às 15h.
numero:✓ Na “Saga de Jorge”, o cortejo da Cia. de Mystérios e Novidades sai da Praça Mauá no domingo, às 16h, e segue até a Praça da Harmonia, onde é encenada a peça. Com 15 atores, a montagem é baseada no folguedo alagoano “O guerreiro”, sobre um herói que luta em busca da consciência.
numero:✓ Domingo é dia de “Circuito de Feijoadas do Largo da Prainha”, desde 13h, com o prato servido em três restaurantes: no Casa Porto, Dois de Fevereiro e no Bafo da Prainha, com roda de samba e participação especial de Moacyr Luz.
numero:✓ A tradicional feijoada do Cacique de Ramos começa às 13h do domingo, com roda de samba, em Olaria (Rua Uranos, 1.326), e apresentações do grupo Voz Ativa, Inácio Rios, Alex Ribeiro, Cassiana Pérola Negra e outros.
numero:✓ Falou em São Jorge, muita gente se lembra de Zeca Pagodinho. Nos seus quatro bares, têm feijoada e samba; no Vogue Square, na Barra, show de Paulão 7 Cordas.
numero:✓ Há 17 anos, o Beco do Rato, na Lapa (Joaquim Silva, 11), faz uma feijoada solidária: entrada e comida são custo zero, mas a doação de R$ 35 é muito bem-vinda, cujo total vai para pessoas carentes, com refeição e roupas. A partir das 16h, samba com Kako Chocolata e Marquinho Sathan.
numero:✓ Também tem a “Feijoada dos Filhos de Jorge”, do ator Nando Cunha, custo zero também e beneficente (levar fraldas geriátricas e infantis), com shows de Grupo Panela de Dendê e Colher de Pau, entre outros. No Club Municipal da Tijuca, domingo, a partir das 13h.
numero:✓ Na Cadeg, em Benfica, 11 restaurantes servem feijoada no domingo.
numero:✓ O português Velho Adonis, em Benfica (Luís Gonzaga 2.156), muda o cardápio de domingo: em vez do cozido, feijoada, a partir das 10h.
numero:✓ A mostra “Sérvulo Esmeraldo — Linha e luz” foi inaugurada esta semana no CCBB, com 113 obras, entre xilogravuras, esculturas e obras cinéticas do artista cearense, morto em 2017. Sábado e domingo, das 9h às 20h.
numero:✓ Se estiver por Santa Teresa, uma das opções é visitar a mostra “Reler Debret”, com 18 aquarelas originais de Jean-Baptiste Debret (1758-1848), retiradas do acervo Castro Maya, além de obras de artistas contemporâneos inspirados no mestre francês, como Denilson Baniwa, Heberth Sobral, Isabel Löfgren & Patricia Goùvea, Valerio Ricci Montani. De 12h às 17h.
numero:✓ O governo do Estado anunciou, nessa quinta (20/04), a retomada da operação da British Airways aos níveis do período anterior à pandemia. Com isso, o Rio passa a receber mais voos semanais da cia. (quanto mais gringo, mais $$). O anúncio foi durante o encontro entre o governador Cláudio Castro e o secretário de Turismo Gustavo Tutuca (leia sua entrevista aqui) com investidores, empresários e operadores de turismo em Londres.
numero:✓ A galeria Ateliê 31 inaugura no sábado, a partir das 11h, na Cinelândia (Rua México, 31), com a coletiva “Quadrantes da miragem”, em que 29 artistas — entre eles Suzana Queiroga, Alexandre DaCosta, Alexandre Murucci, Ana Durães, Lia do Rio e Myriam Glatt — expõem seus trabalhos, seja fotografia, pintura ou escultura.
numero:✓ Entre as estreias da semana nos cinemas, está “Beau tem medo”, dirigido por Ari Aster, o mesmo do sucesso “Hereditário” (2018) e “Midsommar: o mal não espera a noite” (2019), sobre a história de um homem paranoico (Joaquin Phoenix) que embarca numa jornada para visitar sua mãe e, no percurso, enfrenta medos, obsessões e manias.
numero:✓ De nacional tem “Ninguém é de ninguém” (publicamos a pré-estreia aqui), adaptação do best-seller de Zíbia Gasparetto, com direção de Wagner de Assis (“Kardec” e “Nosso Lar”), com Danton Mello e Carol Castro. Outras estreias, salas e horários, clica aqui.
numero:✓ Depois de nove meses, as mais de 15 mil bromélias cultivadas no Jardim Botânico voltaram a receber visitas. Está lindo demais! Saiba mais no @jardimbotanicorj
numero:✓ Para refletir: “Passei por coisas terríveis na minha vida, algumas das quais aconteceram”, de Mark Twain, escritor americano.