numero:✓ A quem aí fica triste com qualquer bobagem, deixe de vaguice: pense que o seu fim de semana deve ser mais alegre que o do Crivella, oito anos inelegível!
numero:✓ Chico César e Geraldo Azevedo fazem o show de estreia do projeto “Violivoz ao vivo”, no sábado, às 22h.
numero:✓ Está aí com sua reputação intacta? Isso é um bom motivo pra comemorar.
numero:✓ Criolo e Nando Reis são as atrações do último fim de semana do Tim Music Noites Cariocas, no Morro da Urca, na sexta e sábado, a partir das 21h.
numero:✓ Você é mais feliz vestindo um biquíni? Esqueça! Novamente um fim de semana chuvoso, bom pra surfista: segundo a Marinha do Brasil, ondas de até 2,5 metros podem chegar à cidade das 15h de sábado até as 9h de domingo. Ou seja, mesmo que não esteja fresco, evite entrar no mar, só pra profissas das ondas grandes. Saia de roupa, livre dos julgamentos estéticos.
numero:✓ O Fundo de Quintal lança o projeto “Samba no Quintal”, com músicas de seus 45 anos de carreira e inéditas, com convidados, como Arlindinho, Marcelo D2, Leandro Sapucahy, Cozinha Arrumada e Gamei. No Faro Rooftop (Av. Niemeyer 101), sábado, às 19h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Negócio da China – mal o Lula decolou, o dólar caiu abaixo de R$ 5, a Bolsa subiu, a inflação ficou aquém do esperado, o Flamengo demitiu o VP, as brasileiras detidas por engano na Alemanha foram soltas…”.
numero:✓ A banda australiana de surf music Hoodoo Gurus (embora os quatro integrantes não saibam nadar, como publicado aqui), sucesso dos anos 1990, comemora 40 anos de carreira no Qualistage, na Barra, nesta sexta, às 22h.
numero:✓ Da roteirista Re Corrêa: “O crente não tem um segundo de paz. O macumbeiro também não. O católico então. O budista tá surtado”.
numero:✓ Jards Macalé comemora 80 anos com show voz e violão, no Teatro Rival Refit, na Cinelândia, no sábado, às 19h30.
numero:✓ De amigo: “Nunca fiz nada de errado na vida pra pessoa, e ela liga me convidando pra ir a um show do Naldo… Francamente!”
numero:✓ O rap é o gênero principal do festival “Lapa Pela Lapa”, com quatro palcos diferentes, sendo o principal na Fundição Progresso, com shows de Gavi, ABronca, Cynthia Luz, BK’ e Marcelo D2, neste sábado, a partir das 16h20. Veja a programação completa aqui.
numero:✓ Rolando nas redes: “Uma meta — libido o suficiente pra ficar com tesão, mas não o suficiente pra querer, de fato, transar”.
numero:✓ Ali do lado, no Circo Voador, nesta sexta, a partir das 22h, a banda pernambucana Mestre Ambrósio volta a fazer shows depois de 20 anos. O grupo, expoente do manguebeat, se reúne para comemorar três décadas.
numero:✓ Da roteirista Beth Moreno: “O mundo está se tornando um lugar cada dia mais difícil. E as pessoas se perguntam: ‘O que fazer pra melhorar?’ A resposta é: Gentileza! Por isso, sejam gentis… Mas não com o filha da puta que não merece.”
numero:✓ Outro expoente do manguebeat, o pernambucano Otto, faz show do seu sétimo álbum, “Canicule sauvage”, no Manouche, nesta sexta, a partir das 21h. Leia aqui o texto de amor ao Rio do cantor.
numero:✓ Já recuperou a massa muscular depois dos excessos na Páscoa? Como disse o @OCriador, “se carboidrato fosse pecado, Jesus não teria multiplicado os pães”.
numero:✓ A Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta a série “Músicos da OSB” na Sala Cecília Meireles, com o trio formado por Eliane Tokeshi (violino), Emília Valova (violoncelo) e Lígia Moreno (piano) interpretando obras de Clara Schumann, Henriette Bosmans e Fanny Mendelssohn. No sábado, às 19h.
numero:✓ E quem não quer? O “Queremos! Festival” promove uma maratona de quase 14 horas de música na Marina da Glória, neste sábado, a partir das 14h, com 12 artistas, incluindo Marisa Monte, Zé Ibarra, Rico Dalasam, Russo Passapusso com Antônio Carlos e Jocafi, Liniker, Mc Poze do Rodo, Batekoo e as atrações britânicas Yazmin Lacey e a banda Cymande.
numero:✓ O Dia dos Povos Indígenas cai na quarta (19/04), mas alguns eventos acontecem sábado e domingo, como no Museu da República, no Catete, a partir das 9h, na festa organizada pela Associação Indígena Aldeia Maracanã, sábado e domingo, com a participação de cerca de 500 indígenas, com cânticos e danças tradicionais. E também feira de artesanato e sessão dos curtas “Abya Yala” (sáb, às 16h30) e “A Saga da Aldeia Maracanã” (dom, às 14h).
numero:✓ O Museu do Pontal, na Barra, também criou o seu primeiro Festival das Culturas Indígenas, com oficinas de educadores e artesãos nativos, música, feira de artesanato e gastronomia, sábado e domingo, a partir das 9h30. A programação completa está aqui.
numero:✓ O Museu do Amanhã está em cartaz com a mostra “Nhande Marandu — uma história de etnomídia indígena”, uma linha do tempo sobre a comunicação e a identidade dos povos indígenas a partir de um acervo de fotos, filmes, livros e artes visuais. Das 10h às 18h.
numero:✓ O festival de docs “É Tudo Verdade” está em sua 28ª edição, com 72 filmes, entre curtas e longas, de 34 países, no Estação NET Botafogo e no Estação NET Rio, até o dia 23. Custo zero! A programação está aqui.
numero:✓ Já o Arte Sesc, no Flamengo, está com a mostra de filmes húngaros “Liberdade, amor”, no sábado, às 17h, com sessão de “Sangue nas águas” (2006), de Krisztina Goda.
numero:✓ Eita, que Gamboa vai ferver e nem a chuva vai apagar esse fogo! É a 11ª edição da “Festa de Ogum do Velhos Malandros — uma imersão afrodiaspórica”, com programação que começa com um circuito histórico de herança africana que sai às 13h, do Largo da Prainha, com destino à Praça da Harmonia, onde tem chorinho do Pixin Bodega (às 15h), sarau (às 17h) e Pagode do Nadai (às 18h30).
numero:✓ Beber e comer… Pra muitos, listados como nº 1 na categoria prazer, então, bora de feira? Para petiscos e cerveja gelada, tem a Gastro Beer, pela primeira vez no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, sábado e domingo, das 12h às 21h, com mais de 30 cervejarias e várias barracas de comidas.
numero:✓ A Carioquíssima, na Praia Vermelha, na Urca, reúne mais de 70 expositores, sábado e domingo, das 14h às 22h, com muitas opções e ainda atividades infantis e shows.
numero:✓ Em cartaz na Casa França-Brasil, a mostra “Lugar geométrico”, do artista carioca Raul Mourão, com trabalhos em diferentes escalas. Só até este domingo, das 10h às 17h.
numero:✓ O Museu Histórico Nacional está com duas mostras, a “10 objetos: outras histórias”, contanto sobre os 100 anos do museu em objetos com uma camisa de futebol, a capa de uma revista, uma placa de rua e uma boneca; e ‘Diálogo no escuro”, em que os visitantes são guiados por pessoas com deficiência visual pelo espaço inteiramente às escuras. O trajeto simula espaços e cenas do dia a dia, como um passeio pelo Jardim Botânico ou pela feira de artesanato na Av. Atlântica. Ambas, sáb e dom, das 13h às 17h.
numero:✓ No domingo, às 11h, na Praça Quintino Bocaiúva, em Quininho (bairro do Zico), Diogo Vaz, subprefeito da Zona Norte – o trabalho dele tem sido muito elogiado pelos moradores da região -, convida para a primeira das três apresentações do projeto “Coretos – A História na Rua”, com aulão do historiador Luiz Antônio Simas, que sabe tudo de cultura popular, com o tema “Jorge, Um Carioca”, sobre como se estabeleceu a relação popular do carioca com São Jorge (o dia do padroeiro da cidade é 23 de abril).
numero:✓ Entre as estreias da semana pipocando no cinema, “Criaturas do senhor”, com Paul Mescal, indicado ao Oscar de melhor ator por “Aftersun”, em longa dirigido por Saela Davis e Anna Rose Holmer; “Dungeons & Dragons: honra entre rebeldes”, com Chris Pine, dirigido por John Francis Daley e Jonathan Goldstein; “Evolução”, filme do húngaro Kornél Mundruczó (diretor de “Pedaços de uma mulher”); e o nacional “O pastor e o guerrilheiro”, drama de José Eduardo Belmonte, com Johnny Massaro e César Mello, cujos personagens dividem uma cela durante a ditadura, nos anos 70. Para salas, horários e gêneros, clica aqui.
numero:✓ As peças de teatro continuam se multiplicando pela cidade, com dramas, musicais, comédias e espetáculos de dança. Entre elas, Heloisa Périssé estreia em “A iluminada”, interpretando Tia Doro, uma alusão aos Ted Talks, no Teatro XP, no Jockey, Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Os bolsos cheios de pão”, com crítica de Cláudia Chaves na coluna, é um convite à reflexão através da risada, com Louise Cardoso e Luiz Octavio Moraes e direção de Fernando Philbert. São dois textos do dramaturgo romeno Matéi Visniec (“O último Godot” e “Os bolsos cheios de pão), um dos nomes mais importantes do teatro do absurdo contemporâneo. No Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ Conhecida da noite gay carioca, Susy Brasil fará apresentação única de seu “Bye Bye Bangu”, neste sábado, às 21h, no Teatro Claro Rio, em Copa. A peça conta a história de Consuelo, uma mulher aposentada que resolve propor a três amigas repetir uma viagem de 25 anos atrás, com as peculiaridades do mundo LGBT+. Suzy costuma se apresentar nas redes como modelo fotográfico, cover da Viviane Araújo e sósia da Grazi Massafera.
numero:✓ “Los Hermanos – Musical Pré-Fabricado”, com texto e direção de Michel Melamed em homenagem à banda carioca, continua no Teatro Casa Grande, no Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 18h. São 28 músicas recriadas e reinterpretadas pelo elenco.
numero:✓ O musical “Na palma da mão”, em homenagem a Leci Brandão, com texto do jornalista Leonardo Bruno, constrói a história a partir da relação da cantora com sua mãe, no Teatro João Caetano, Centro, sábado, às 18h.
numero:✓ O elogiado “Parem de falar mal da rotina”, com texto de Elisa Lucinda unindo histórias vividas e ouvidas por ela, propõe uma divertida reflexão sobre o cotidiano, na Sala Baden Powell, em Copa, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ “Renato Russo — O musical”, com Bruce Gomlevsky interpretando o vocalista do Legião Urbana, está no Teatro Prudential, na Glória, sábado, às 20h, e domingo, às 18h, com 23 canções tocadas ao vivo.
numero:✓ O balé do Theatro Municipal faz a última récitas de “Giselle”, um dos mais famosos do mundo, marcando a despedida da primeira-bailarina Cláudia Mota, nesta sábado, às 19h.
numero:✓ Para o paladar: o chef francês Frédèric Monnier acaba de abrir o Souto, bistrô da Casa Laura Alvim, em Ipanema. Ele segue com o Arte Sesc Bistrô, no Flamengo e, em ambos, serve o patê de campagne, segundo especialistas, um dos melhores do Rio.
numero:✓ Para refletir, de Millôr Fernandes (1923-2012): “As pessoas que falam muito mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.”