Páscoa é época de reunir a família, católicos ou não, sem teatro social e, com sorte, boa comida à mesa.
Que tal tentar algumas receitinhas?
Para isso, pedimos a alguns chefs receitas tranquilas de fazer para quem tem alguma intimidade com a cozinha – ou se tiver algum cunhado em casa, aproveita e coloca ele pra trabalhar no feriado! Dos quatro chefs que conversamos, três deles deram receitas com peixe e um com pernil de cordeiro.
(Em ordem alfabética)
O chef paulistano Carlos Ohata, carioca de coração e japonês por amor à gastronomia, é expert em peixes e frutos do mar da rede Zona Sul, e conta seus segredinhos para preparar o “Bacalhau com lula e purê de Kabocha”, mas nos disse também o que a data significa pra ele. “Na Páscoa, sempre cozinho para toda a família e tradicionalmente uso sempre o bacalhau que todos adoram! Para sair um pouco das receitas portuguesas, acrescentar algum ingrediente oriental e também frutos do mar. Todos os anos costumo variar e neste vou usar o famoso broto de alho (nirá) e a abóbora japonesa (kabocha). Como todo cristão, minha família tem esse costume de reunir todos e para mim significa um dia especial para lembrar sempre de Jesus Cristo com muito amor”, diz ele.
Ingredientes:
150g de lombo de bacalhau com pele
1 lula média limpa
150g de abóbora kabocha sem casca (ou japonesa, de casca escura)
3 tomates cereja
2 pedaços médios de cebola roxa
1 raminho de cebolinha
50g de nirá (broto de alho)
100ml de creme de leite
Azeite de oliva a gosto
Tempero lemon pepper a gostoSal a gosto
Modo de fazer: cozinhe a abóbora kabocha em pedaços até estarem ao ponto de amassar com um garfo e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça com bastante azeite em fogo médio e acrescente o bacalhau com a pele para baixo, os tomates cereja, os pedaços de cebola roxa, o ramo de cebolinha com as raízes e a lula temperando com sal e lemon pepper à gosto. Vire todos os ingredientes depois de 5 minutos e deixe pelo mesmo tempo. Aqueça o forno a 200 graus e transfira todos os ingredientes para uma assadeira deixando no forno por mais 10 min. Amasse a abóbora, formando um purê e acrescente em uma panela com creme de leite temperando com lemon pepper e sal à gosto. Salteie o nirá com sal à gosto na mesma frigideira usada para a cocção dos ingredientes. Retire a assadeira do forno, coloque o lombo de bacalhau em um dos lados do prato, o purê de kabocha do outro lado e complete por cima com os outros ingredientes finalizando com o nirá por cima do bacalhau.
____________________________________________________________________________________________
Elia Schramm, do Babbo Osteria, conta como faz seu Soccarat de Bacalhau da Noruega, linguiça ibérica e alioli de páprica defumada. “Cozinhar é um ato de amor, e nada melhor do que as celebrações de Páscoa para compartilhar uma receita especial. O Soccarat de Bacalhau foge das receitas tradicionais e não é muito complicado. É uma receita saborosa e perfeita para a ocasião!”.
Ingredientes:
1 lombo de Gadus morhua da Noruega, o famoso bacalhau, depois de dessalgado (colocar em água umas oito horas antes de cozinhar, se puder, trocando umas quatro vezes)
100g de arroz arbóreo
50g de linguiça calabresa cortada em cubos
50g de pimentão vermelho em cubos
2 dentes de alho brunoise
1/2 cebola brunoise
50g aioli de páprica defumada
2 tomates
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de sopa de manteiga
1 litro de caldo de legumes
1/2 maço de coentro cortado grosseiramente
1 limão
Modo de preparo: em uma frigideira esquente o azeite e frite a linguiça, depois acrescente o pimentão e a cebola e deixe refogar por 2 minutos. Adicionar a manteiga, o alho e refogar por mais 1 minuto. Depois a páprica defumada, seguido dos tomates, do coentro e caldo de legumes. Adicionar o arroz arbóreo e sal, e deixar cozinhar. Enquanto isso, em outra panela, escaldar o lombo de bacalhau em água fervente. Acrescentar o lombo de bacalhau no final do cozimento do Soccarat, o aioli de páprica defumada e espremer o limão por cima para finalizar.
________________________________________________________________________________________________
O chef veneziano Rudy Bovo, do italiano Nido Ristorante, no Leblon, também tem os seus segredos, mas em vez de trancar, dividiu a receita de seu Baccalá al forno alla Mediterrânea, nada mais do que um bacalhau ao forno à Mediterrânea. “A Páscoa é uma excelente data para reunir a família e celebrar em harmonia. Na Itália, a festa se estende até a segunda-feira e o bacalhau é muito consumido. Aqui, no Nido, não é diferente. Essa receita faz sucesso e é ideal para a data!”, diz.
Ingredientes:
300g de bacalhau dessalgado
1 dente de alho picado
8 unidades de tomate cereja
10g de alecrim
300ml de vinho branco
Azeitona preta sem caroço a gosto
100ml de molho de tomate
200ml de caldo de legumes
Salsinha a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo: Em uma peixeira distribuir o bacalhau, o alho, os tomates e o alecrim. Acrescentar o vinho branco, molho de tomate e caldo de legumes. Colocar a peixeira em forno pré-aquecido a 200g. Retirar depois de 15 minutos e finalizar com azeite e salsinha. No Nido, o prato vem com batata calabresa.
________________________________________________________________________________________________
Para um sabor diferente do peixe no domingão, o chef Yann Kamps, do Le Cordon Bleu, em Botafogo (ele é formado pelo Lycée Hôtelier du Touquet-Paris-Plage, na França), ensina um pernil de cordeiro assado com batatas e alho confit. “A Páscoa é uma festa religiosa importante para muitas pessoas. Cozinhar nesse dia tem uma importância simbólica, além disso, a preparação de um prato para a ocasião permite celebrar a festa de uma forma mais memorável. Em alguns lugares é tradicional, como por exemplo, o pão doce chamado ‘colomba’ na Itália e o pão trançado na Suíça. É uma forma de perpetuar tradições culinárias e culturais, ao mesmo tempo em que se criam lembranças”, diz.
Ingredientes:
1 pernil de cordeiro (cerca de 2 kg)
1,5 kg de batatas calabresas
6 dentes de alho
1 ramo de alecrim
2 ramos de tomilho
30ml de azeite
sal e pimenta do reino
Modo de preparo: pré-aqueça o forno a 200°C, coloque as batatas numa assadeira grande e adicione os dentes de alho sem descascar. Adicione os ramos de alecrim e tomilho na assadeira. Regue as batatas e o alho com azeite e tempere com sal e pimenta. Tempere o pernil de cordeiro com sal e pimenta. Coloque sobre as batatas e o alho. Adicione um copo de água. Coloque a assadeira no forno quente e asse por cerca de 1 hora e 30 minutos para uma carne rosada (durante o cozimento é importante regar o pernil cada 20 min com o próprio caldo de cozimento). Retire a assadeira do forno e cubra com papel alumínio. Deixe a perna de cordeiro descansar por 15 a 20 minutos. Sirva a perna de cordeiro com as batatas e o alho confitado.