Cozinheiros ao mar! É quase um chamado feito por Gerônimo Athuel que tem levado outros chefs para pescarem em seu barco, numa expedição gastronômica que começa com a pesca (no quebra-mar da Barra) e termina com o peixe fresco servido em terra firme. “Chef a bordo” é o nome do projeto que promove jantares a muitas mãos, no Ocyá, restaurante de Athuel na Ilha Primeira, Barra. Em sua segunda edição, o evento reúne Rubens Catarina (chef executivo do Grupo D.O.M) e o casal Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do Metzi na próxima quarta (26/04), às 19h30.
“Uma experiência diferente ao cliente e um intercâmbio de estilos de cozinha e de técnicas”, destaca Gerônimo Athuel, paulistano radicado no Rio, desde 2018. O jantar é servido no formato menu degustação, em seis tempos (com ou sem harmonização com drinques, R$ 377 ou R$ 427, + 10%).
Rubens viveu anos na Europa, onde trabalhou com Michel Guerard e Juan Mari Arzak; de volta ao Brasil, entrou para o D.O.M, de Alex Atala. A paulistana Luana e o mexicano Eduardo se conheceram no Cosme, em Nova York. Anos depois, abriram o Metzi, casa mexicano-brasileira que valoriza receitas tradicionais com ingredientes dos dois países.
Athuel — que também é mergulhador — é o chef sensação dos peixes curados e dos cortes inéditos, conhecido pelo jeito único no manuseio de pescados.
A estreia do projeto foi em março de 2022 e já recebeu nomes, tais como: Rafa Gomes, Pedro Siqueira, Bruno Katz, João Diamante e Thomas Troisgros. Ainda vem por aí Saulo Jennings (Casa do Saulo e Museu do Amanhã); Gonzalo Vidal (74 Restaurant); Gustavo Rinkevich (Rocka); Félix Sanchez (Místico) e o casal Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem), dentre outros. Só com reservas (@ocya.rio).
Ocyá: Ilha Primeira, Barra da Tijuca (acesso via barcos que saem do Shopping Barra Point e da Estação de Metrô Jardim Oceânico). (21) 97286-1250. Quarta e quinta-feira: das 12h às 18h. Sexta e sábado: das 12h às 22h. Domingo: das12h às 18h.
Bruno Calixto é jornalista gastronômico.