De tão lindo e símbolo máximo da cidade, o bairro já apareceu aqui nesse post algumas vezes, de vários ângulos. Nesta quarta (26/04), Ipanema faz 129 anos. Não à toa, é um dos endereços mais amados pelos turistas, até pelo sucesso de “Garota de Ipanema”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim (o dono do bairro, na imagem de Alexandre Macieira), a música mais gravada do Brasil segundo o Ecad.
No final do século XIX, aquela área, com algumas construções, era uma chácara que pertencia ao Conde de Ipanema, José Antônio Moreira, que fundou a Villa Ipanema, em 1894. O bairro mostra, mais que todos, o estilo de vida carioca, da Bossa Nova, do Cinema Novo e dos aplausos ao pôr do sol, que começaram com o jornalista Carlos Leonam. Ele aproveitava uma tarde no Posto 9, no verão de 1968/69, com alguns amigos, como o diretor de cinema Glauber Rocha e o apresentador Jô Soares, tendo à frente a praia de 2,6 km de extensão e muita história.
Entre as atrações do bairro, além da praia em si, estão o Parque Garota de Ipanema e a Pedra do Arpoador, assim como a vista para o Morro Dois Irmãos, a Igreja de Nossa Senhora da Paz, a Casa de Cultura Laura Alvim, o Teatro Ipanema e outros tantos lugares que só os cariocas conhecem. E a lendária “mulher de branco”, conhecida por vagar pelas ruas. São tantas histórias… Você tem alguma?
Foto: Alexandre Macieira/Riotur