Para agilizar a burocracia, a Prefeitura começou a aceitar pagamentos de boletos com PIX, facilitando, principalmente, a liberação de alvarás, que antes levavam 48 horas a partir da data do pagamento. O projeto é da Secretaria de Fazenda e Planejamento, e o sistema foi implantado pela IplanRio. Em um primeiro momento, está disponível para licenciamento de eventos junto à Secretaria de Ordem Pública (Seop).
“É mais um incentivo para atrair a produção de eventos, tão importantes para a economia da cidade”, comemora Bernardo Fellows, coordenador de Promoção de Eventos da Prefeitura. Segundo a Seop, o pagamento via PIX vai permitir a liberação instantânea de alvarás para os cerca de 300 eventos que são licenciados todos os meses.
A Secretaria de Fazenda e Planejamento fez um pregão para contratar uma instituição financeira habilitada a prestar esse serviço. O vencedor foi o Banco Santander, que vai fazer a operação sem custos para o município. Espera-se que, em breve, o serviço seja estendido para IPTU, ISS e ITBI.