Um dos meus autores preferidos, Dan Ariely, que escreveu vários livros, como “A (Honesta) Verdade sobre a Desonestidade”, “Previsivelmente Irracional” e “A Psicologia do Dinheiro”, costuma apresentar diversas análises sobre o comportamento humano em suas obras. Entre os muitos conceitos explorados por ele, um dos que me chamam muita atenção é o que trata da capacidade humana de resistir às tentações.
Em uma analogia bastante didática, ele revelou que a capacidade de resistir às tentações pode ser comparada a um músculo que se exaure depois de muitas repetições em um exercício. Embora o cérebro possa resistir a várias tentações ao longo do dia, chega um momento em que ele não consegue mais resistir e acaba sucumbindo à tentação.
Como exemplo, imagine que você está em uma dieta rigorosa e precisa resistir aos doces. Logo pela manhã, você passa em frente a uma padaria no caminho para o trabalho e sente o cheirinho de pão saindo do forno; no almoço, o garçom lhe oferece uma torta de chocolate de sobremesa; à tarde, o seu colega de trabalho celebra o aniversário com salgadinhos.
Consegue imaginar essa sequência? Qual será o resultado disso? Simples! No final do dia, ao chegar a sua casa, você não tem nada saudável para comer e acaba não resistindo a um miojo ou a uma pizza. Com tantas tentações ao longo do dia, você acaba exausto e come o que não deveria.
Ariely explica que é difícil resistir às tentações, por isso, é melhor evitá-las. Em relação às compras, por exemplo, é melhor deixar o cartão de crédito em casa ao ir ao shopping, ou talvez seja melhor mesmo nem ir ao shopping.
Vale lembrar que o dinheiro físico já foi substituído pelos cartões. Depois, pelos pagamentos por meio do PIX e, também, por aproximação, sem a necessidade de senha e, muitas vezes, nem do cartão, já que existe a carteira digital. Fica bem difícil deixar o celular em casa, não é mesmo?
Além disso, outra dica é se descadastrar das lojas favoritas e parar de segui-las nas redes sociais. Isso pode ajudar a evitar a tentação de comprar produtos desnecessários.
Em resumo, a teoria de Ariely sugere que evitar as tentações é o melhor remédio. Ao eliminar as tentações, é mais fácil manter o controle sobre os seus impulsos. Eu concordo com ele. E você?