Muitas pessoas pensam que é necessário ter muito dinheiro para investir, mas isso não é verdade. Você pode começar a investir com pouco dinheiro e, ainda assim, ter uma boa rentabilidade no longo prazo.
Em primeiro lugar, é importante ter uma reserva de emergências. Essa reserva é fundamental para que você possa enfrentar imprevistos sem precisar se endividar ou resgatar seus investimentos mais arriscados em momentos de crise quando podem estar com rentabilidade negativa. Ela deve estar disponível para situações inesperadas, como perda de emprego, doença ou acidente.
O ideal é que a sua reserva de emergências seja equivalente a algo entre 6 e 12 vezes as suas despesas mensais.
Essa reserva deve estar investida em uma aplicação de baixo risco e que possa ser resgatada facilmente, como o Tesouro Selic, CDBs de bancos com boa qualidade de crédito com liquidez diária ou fundos DI com baixa taxa de administração. Dessa forma, você pode ter acesso ao dinheiro rapidamente, em caso de necessidade e sem maiores perdas.
Então, antes de começar a diversificar a sua carteira de investimentos com aplicações mais arriscadas, certifique-se de ter uma reserva de emergências adequada.
Depois, para o montante que ultrapassar esse valor da reserva de emergências, será possível investir em produtos com um pouco mais de risco, como os títulos do Tesouro IPCA, fundos de investimento multimercado e até em fundos imobiliários e de ações para quem tem um perfil mais agressivo.
Contudo, não se esqueça que primeiro você deve estabelecer um objetivo de investimento, entender qual o prazo para esse objetivo e depois verificar o seu perfil de investimento: se mais conservador, moderado ou agressivo.
Por fim, é importante lembrar que investir é um processo de aprendizado constante. Leia livros, faça cursos e converse com especialistas para se manter atualizado e tomar decisões mais informadas sobre seus investimentos.
Começar a investir pode parecer difícil no início, mas é possível. Com o tempo, você pode ir fazendo novos aportes e contar com o poder dos juros sobre juros para aumentar seu patrimônio e alcançar seus objetivos de longo prazo.