Nossa convivência, quase diária, com o Maneco e a família é um daqueles troféus emocionais que se ganham na vida. O amor pelos livros, pelos autores e por todos os livreiros que trabalham aqui nos aproximou de tal forma que ele passou a ser um de nós. Chega, cumprimenta a todos e, se bobear, atende os clientes. Sua simplicidade esconde uma erudição sofisticadíssima. Sendo um dos melhores observadores da vida, ele trata a todos com igual gentileza e curiosidade e vai garimpando naturalmente personagens para suas novelas e livros.
Uma vez, decidimos fazer uma matéria para a revista que estávamos então com o seguinte tema: “O livro de bolso como acessório de moda“. Era uma brincadeira, e convidamos a fotógrafa Isabel Becker para fazer o trabalho. O Maneco era um dos “modelos” e escolheu a padaria Rio Lisboa como locação para a sua foto. Foram os dois pra lá; voltaram animadíssimos e já amigos. Pouco tempo depois, ele se inspirou no trabalho que ela fazia de fotografar noivas no dia do casamento para criar um personagem da novela “Páginas da Vida”.
As atendentes do café Severino quase se estapeiam para atendê-lo, tal é o seu carisma e gentileza. Com sua inseparável Beth ao lado, engrena em conversas animadíssimas, sempre pontuadas por gostosas gargalhadas.
Faz de tudo para divulgar a Literatura brasileira, seus editores e livreiros, no coração e mente dos brasileiros. Toda vez que encontra um de nós meio preocupado, conta alguma passagem difícil de sua vida, que não são poucas, para nos confortar e mostrar que temos que seguir em frente.
Tornou a nossa profissão mais bacana e charmosa.
Viva o Maneco.
Aqui, link de uma entrevista com Manoel Carlos, há 10 anos.
Foto: Alex Carvalho/Divulgação
Marcus Gasparian é sócio, com os irmãos (Laura e Eduardo), da Argumento (importante livraria carioca), no Leblon. Dedica sua vida principalmente aos livros e sempre brinca que um livreiro ainda terá o status de um grande chef de cozinha.