Janja Lula da Silva chegou ao Rio na manhã desta quinta (09/03) com agenda cultural cheia. Ao lado das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Cultura, Margareth Menezes, visitou o Museu de Arte de Rio (MAR). Também estiveram no evento Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, e Maria Marighella, presidente da Funarte, além de Eduardo Paes e Marcelo Calero, secretário da Cultura, e o presidente do Instituto Cultural Vale e do Fundo Vale, além de conselheiro do MAR, Hugo Barreto. O encontro foi para falar sobre a importância do Museu junto a região da Pequena África.
No encontro, Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), entregou à primeira-dama uma reprodução da ilustração do artista hispano-uruguaio Joaquín Torres García, “América Invertida”, cujo desenho apresenta o sul da América no topo do mundo.
Na sequência, almoço no mirante do Museu e visita guiada à exposição “Um Defeito de Cor”, com a curadora do MAR, Amanda Bonan.
O compromisso anterior foi uma reunião com mais de 50 lideranças de mulheres negras de favelas e periferias do Rio e a organização Ação da Cidadania, sobre segurança alimentar, no CRAS Dodô da Portela, no Centro.