Você já deve ter notado que o Cristo muda de “figurino” praticamente todos os dias. Contudo, no sábado (25/03), quem olhou pra cima sentiu falta (ou nem notou) da iluminação. Nem por isso, a estátua ficou “apagada”, digamos assim.
Ela brilha mesmo no escuro, sabemos. Mas a ação foi por uma boa causa: era a “Hora do Planeta”, um ato simbólico em que todos são convidados a mostrar preocupação com o aquecimento global e apagar as luzes por uma hora.
No entanto, a ideia dura muito mais do que os 60 minutos – a intenção é incentivar pessoas a praticarem constantemente qualquer ação, individual ou coletiva, pelo Planeta. “Valeu não só desligar as luzes como também envolver família e amigos em quaisquer ações de educação ambiental”, disse Giselli Cavalcanti, analista de engajamento do WWF Brasil.
No sábado, foram mais de 52 mil horas em 137 países. No Brasil, triplicou: foram cadastradas mais de 420 ações, e 65 empresas participaram, apagando suas luzes. Além disso, houve atividades presenciais e virtuais, como palestras em escolas sobre ecologia, coletas de materiais recicláveis e ações de conscientização do uso de água e energia. O Cristo é parceiro da iniciativa desde 2013.
Foto: Mauro Pimentel/AFP