A imagem de Tatti Dantas mostra, em primeiro plano, uma garça que parece, mas não está, esperando a barca chegar à Ilha de Paquetá, vinda da Praça XV, o principal transporte até lá. Mas, neste domingo (19/03), muitas garças podem ficar assustadas com a quantidade de embarcações em direção ao arquipélago, na véspera do Dia Mundial da Água, numa “barqueata” que sai no Quadrado da Urca em direção ao Iate Clube de Paquetá — são esperadas de 500 a 1 mil pessoas, entre estudantes de várias áreas, ambientalistas, esportistas, pescadores, arquitetos, jornalistas etc., para um abraço simbólico na Ilha de Brocoió, além de um dia inteiro de atividades pela abertura da 1ª edição da “Conferência Participativa da Baía de Guanabara”.
O objetivo, além de chamar atenção para a preservação do paraíso natural, é sensibilizar o governo do estado para que seja assinado o Termo de Cessão de Uso da Ilha de Brocoió para a instalação do novo campus para os cursos de extensão da UERJ, além da construção de um atracadouro.
A cessão tramita desde novembro de 2021 na Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC). “Estamos na Década do Oceano e da Restauração dos Ecossistemas e, infelizmente, não temos políticas públicas consistentes para reverter e enfrentar a grave situação de contaminação ambiental da Baía de Guanabara”, diz o ecologista Sérgio Ricardo de Lima, cofundador do Baía Viva, uma das organizadoras da barqueata.