Com a chegada do carnaval, muitas pessoas se animam a gastar dinheiro em blocos, bebidas e fantasias; no entanto, é importante lembrar que as finanças não podem ser esquecidas nessa época.
Por isso, é fundamental que você tenha um planejamento financeiro para esse período do ano. Faça uma lista de gastos necessários e estipule um limite de quanto poderá gastar. É importante também controlar os gastos ao longo dos dias de festa, para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar as contas.
Então, já começa organizando o seu carnaval para não gastar mais do que pode e já estragar esse restinho de ano (rsrs), que pode acabar ficando no vermelho! Lembre-se de que é importante manter as finanças em equilíbrio e poupar para seus objetivos de vida.
Como diz a marchinha “Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí! Me um dinheiro aí!” Isso faz parecer fácil, mas não adianta achar que os recursos vão cair do céu! Você precisa trabalhar para receber o seu dinheiro e fazê-lo trabalhar pra você por meio dos investimentos.
Claro que não é fácil conseguir poupar para investir, ainda mais com a inflação do jeito que está nos últimos tempos, desde a pandemia!
Mas tem que fazer um esforço para organizar as finanças e viver num degrau abaixo do que poderia e, dessa forma, pagar um boleto para si mesmo! Sim, poupar agora é como pagar um boleto para o seu “Eu Futuro”. E vamos combinar que nada nesta vida é mais importante do que você mesmo, não é verdade? Agora, imagina o quão importante é o seu Eu mais idoso!
Aliás, como o ano só começa depois do carnaval mesmo, quem sabe você já começa a preencher uma planilha logo na Quarta-feira de Cinzas, para não perder tempo! Inclusive, tenho, no meu site, um modelo que planilha que pode ajudar você.
Lembre-se de que ter controle sobre as finanças é fundamental para uma vida financeira saudável e equilibrada. Não deixe que a euforia do carnaval comprometa sua saúde financeira!