Revisitei um dos destaques do livro “Rio-Casas & Prédios Antigos Volume II”, a casa art déco da Rua Mário Portela, nº 49, em Laranjeiras. Ela foi construída e projetada por Gusmão, Dourado & Baldassini, no ano de 1929, em diagonal e no centro do terreno.
Sua planta, audaciosa na época, é formada pela combinação de dois quadrados em posição oblíqua. O grande destaque está no conjunto formado pelo vitral em ziguezague no segundo andar e pela marquise com tijolos de vidro, já usados há 94 anos.
A casa tem dois pavimentos e uma área total de 293 m2. Nos fundos, há uma construção com dependências e lavanderia. O acabamento em pó-de-pedra da fachada e as venezianas, hoje verdes, dão um charme especial e exclusividade ao imóvel.
Por décadas, foi a residência de Áurea Dourado Lopes, morta em 1993, com pouco mais de 100 anos. Como ela não tinha filhos, o imóvel foi herdado por seus três sobrinhos-netos. Funcionou ali, por mais de 20 anos, o Espaço Saúde Terapias. Hoje, o imóvel está vazio.
A construção está tombada e preservada pela Área de Proteção do Ambiente Cultural. Ela está à venda por R$ 3 milhões (negociáveis) e/ou disponível para aluguel por R$ 10 mil mensais. Interessados podem entrar em contato com Juliana Malafaia pelo número (21) 99856 7837.