Os organizadores de uma das festas para Iemanjá, nesta quinta (02/02), no Arpoador, produziram 50 placas em PVC, das azuis que dão nome às ruas cariocas, para vender a quem se interessar. A arte foi criada pela designer Lílian Bonard, que também desenhou a camiseta e o conceito da festa. O ponto de encontro dos devotos é pertinho da estátua de Tom Jobim, às 14h, na festa do produtor William Vorhees e do maestro João Nabuco, que fazem o evento há 24 anos — só ficando sem nos dois anos de pandemia.
Para animar o público, som das DJs Gabi Nas e Sô Lyma, e “Oficina Mitologias do Mar”, com o educador Bruno Balthazar, especializado em mitologias afro-brasileiras. As atrizes Clarisse Miranda e Vanessa Pascale vão levar o barco com as oferendas até o mar (frutas e flores num barco biodegradável para não poluir).
Já a outra festa começa às 15h e foi idealizada pelo músico Marcos André, com programação até às 22h, com mais ou menos 120 representantes de casas de umbanda e candomblé, grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu, próximo da pedra do Arpoador — ano passado, aconteceu no Flamengo.