Carnavalescos e integrantes das escolas de samba da Série Ouro, que desfilam nos dias 17 e 18 de fevereiro, pedem a atenção dos órgãos públicos, nesta quarta (08/02), porque seus barracões e parte da sua produção foram alagados pela chuva de ontem (07/02). Longe da segurança da Série Especial, nos barracões da Cidade do Samba, eles usam galpões na Zona Portuária, sem nenhuma estrutura; por exemplo, o carnavalesco Jorge Silveira, da São Clemente, rebaixada no ano passado. “Alegorias mergulhadas na água. A equipe está ilhada no segundo andar, sem poder descer e estamos a 10 dias do carnaval”.
Ricardo Hessez, parceiro de Júnior Pernambucano na preparação do carnaval do Império da Tijuca, cobrou a construção da Cidade do Samba II, projeto de Eduardo Paes que ainda não saiu do papel. “Todo ano é o mesmo problema. Fica difícil fazer um espetáculo sem uma estrutura que suporte uma chuva dessas. A Cidade do Samba II tem que ser feita para que as escolas consigam terminar seus trabalhos com dignidade”.
Em dezembro do ano passado, Paes e Ronne Aguiar, presidente da Riotur, prometeram que a Série Ouro ganharia barracões novos e que a Prefeitura negociaria um terreno na região portuária. A construção é um sonho antigo de todas escolas.
O barracão da Arranco do Engenho de Dentro, por exemplo, foi totalmente alagado. “Por aqui, é uma manhã muito difícil. Nosso barracão foi castigado. O que tem confortado é o carinho das pessoas do carnaval, que ajudam, divulgando os vídeos do episódio”, disse o carnavalesco Antônio Gonzaga.
Segundo o jornalista Pedro Migão, do Blog Ouro de Tolo, dedicado às escolas de samba, 50% do grupo foram afetados: dos 15 barracões, sete sofreram prejuízos.
Mais barracão da Inocentes de Belford Roxo pós chuva.
E olha que esse é considerado um dos menos ruins barracões da Série Ouro – e de onde saí apavorado quando fui entrevistar o carnavalesco @LucasMilato1 pic.twitter.com/eIy73Bsjyo
— Pedro Migão (@pedromigao) February 8, 2023
Forrações danificadas, adereços já prontos completamente perdido, tecidos alagados.
Não sei se caiu mais agua do “teto” ou do meu rosto. Medo dos próximos dias, mas vamos seguir tentando. A série ouro precisa de atenção, pelo espetáculo e pela segurança de quem o faz pic.twitter.com/A60BSXrM78— Toín Gonzaga (@GonzagaToin) February 8, 2023