Olhando de perto, assusta, mas Bocão (uma hipopótama, tá?) é chamada de “fofa” por quem tem intimidade. Embora a espécie tenha fama de ágeis e agressivos em seu habitat, a exemplar carioca não mete medo nem em pernilongo. Nesta terça (28/02), ela completa 29 anos e, assim como seus colegas de BioParque, ganha festa, a partir das 10h.
Até as 16h, o público poderá participar de uma exposição educativa sobre a espécie. Os hipopótamos, segundo a red list da IUCN, são considerados vulneráveis à extinção.
Bocão nasceu no antigo RioZoo, filha do casal Nancy (vinda do Zoológico de Buenos Aires) e Jorginho (também nascido no RioZoo). Ela viveu 26 anos solitária em um recinto, mas, depois da reforma do BioParque, foi morar em companhia do macho Tim. O casal é um dos mais admirados e divide uma piscina de quase 500 mil litros d’água e quase 5 metros de profundidade.
Apesar de serem um casal, não tem previsão de aumento da família. A fêmea toma anticoncepcional diariamente para controle populacional da espécie no BioParque.