A Acãodemia Carioca teve sua primeira aula de agility (agilidade) com adestradores, no Parcão da Lagoa, nesta quarta (15/02), com cães previamente inscritos, mas já com fila de espera. O espaço, inaugurado nesse fim de semana, é a primeira iniciativa pública de academias para cães do País.
A proposta é fazer os animais gastarem energia, trabalhar agilidade e praticar atividades lúdicas em pequenos circuitos com cones, túneis e outros obstáculos, ganhando qualidade de vida e melhorando as capacidades cognitiva e sensorial, além da simples voltinha na rua.
“Vamos replicar o projeto na Ilha do Governador, no Parcão de Madureira e na Zona Oeste. É importante as pessoas saberem que algumas raças precisam fazer exercícios. O programa é também uma forma de socialização nas praças do Rio”, diz Vinícius Cordeiro, secretário de Proteção e Defesa dos Animais.
O programa faz parte do projeto “Verão Animal 2023”, com várias campanhas, como “Minha pata não tem sola”, que alerta os donos sobre os riscos de passear com os pets em dias muito quentes; “Carioca legal recolhe as fezes do seu animal”, sobre a responsabilidade pela limpeza do cocô; “Adote um amigo”, de incentivo à adoção, e “Mutirão do banho”, em que o próximo acontece dia 25 de fevereiro, no Abrigo Municipal Fazenda Modelo.