No número 67 da Rua Visconde de Ouro Preto, em Botafogo, foi inaugurado, em 1934, um dos palacetes do estilo art déco mais impressionantes do Rio.
O palacete foi projetado por Edgar Vianna e construído por Souto de Oliveira. Seu primeiro proprietário foi Affonso Gomes Dias.
Quase 90 anos depois de sua inauguração, essa casa, num terreno de 900 m2, passará por um restauro através das empresas Brix e Opportunity, que vai transformar o seu espaço interno em 13 unidades residenciais, respeitando a arquitetura original. No terreno dos fundos, onde era a garagem e quartos dos funcionários na parte de cima, será construído um edifício com mais dez unidades.
Ao lado da entrada do palacete, foi colocado um Cadillac vinho, 1947 para criar toda uma ambientação retrô para os visitantes. As salas principais têm um lindo mosaico de mármore russo de diversas formas e cores. Subindo uma escada cinematográfica, estão sete quartos, dois banheiros e varandas com vista para o Cristo Redentor. A fachada com trabalho de argamassa armada, de linha nativista de motivos marajoara, é um de seus destaques, assim como o muro de pedras. A originalidade prevalece no palacete — as portas em ferro, com linhas art déco, e os vitrais raros resistiram bem ao tempo.
Há muitos anos, queria conhecer o interior dessa linda casa tombada pelo Patrimônio. Recentemente, a oportunidade surgiu através de um convite do corretor de imóveis Alexandre Ramos. Interessados em visitar/comprar entrem em contato com ele, pelo número 21 99298-0006, e marquem uma visita. Metade das unidades do futuro Condomínio Raro Palacete Art Déco já foram vendidas.