numero:✓ Um fimde com pessoas bonitas, charmosas, simpáticas, divertidas e que não condenam nos outros aquilo que praticam.
numero:✓ Diz o Climatempo que o sol sem interferências, como o carioca ama, só volta no domingo (22/01). Como disse a repórter Priscila Chagas, do “RJ TV”, dias ferventes são bons só pra quem está de férias.
numero:✓ E, como diria Mateus em versículo bíblico sobre o verão carioca, “depois da tempestade vem o maçarico”.
numero:✓ “Vivi dezembro e início de janeiro como se estivesse usando cartão corporativo do Bolsonaro e agora me encontro em situação de Americanas”, da página @_fogo no parquin.
numero:✓ Solzão gritando, praias explodindo, clima de carnaval e cidade lotada. Além dos eventos pagos, existem os custo zero, como o “Claro Verão Rio”, na Casa de Cultura Laura Alvim, até 29 de janeiro, com shows, jogos e brincadeiras para crianças, salas de games e realidade virtual. Entre os artistas, estão Maria Gadú, Bala Desejo, Os Britos, Lenine e Delacruz, das 14h às 22h. A programação aqui.
numero:✓ Amigas: “Quero um fim de semana longe daqueles que falam de si o tempo inteiro”. A outra: “Vamos comer sem a sensação de que a falta de tempo tá nos perseguindo?”, “Não venha puxando pobreza”. Que tal?
numero:✓ O “Verão na Casa Firjan”, em Botafogo, tem música, teatro e gastronomia, até 5 de fevereiro. Programação aqui.
numero:✓ O “Escuta Festival” acontece no Instituto Moreira Salles, na Gávea, com dança, música e poesia, desta sexta até domingo (20 a 22/01). Para refrescar, a piscina do casarão (que só esteve aberta ao público uma vez, justamente na primeira edição do festival, em 2019) volta a funcionar, além de sessões de cinema no jardim e pista de dança para, além de performance do povo Pataxó e uma roda de samba. A programação está aqui.
numero:✓ Do @sensacionalista: “Com marido desempregado, Michelle revende cosméticos para pagar conta da padaria”. Sobre o vídeo de Michelle Bolsonaro indicando maquiagem do amigo Augustin Fernandes.
numero:✓ Mais do @sensacionalista: “Patriota preso reclama que não pode assistir BBB para poder ‘falar mal da Globo’”.
numero:✓ O “Verão Rio” continua com tudo, com esporte e música, na altura do Posto 10, em Ipanema, das 16h às 22h. A Barra também recebe um versão pocket do evento, na altura do Posto 2, com aula de ioga e relaxamento.
numero:✓ Do perfil @igorspindola: “Depois do ‘use filtro solar’, a próxima dica pro futuro é ‘não desgaste seus dentes para colocar faceta e terminar parecendo um cavalo de raça”.
numero:✓ A quem interessar, neste sábado (21/01), às 10h30, o prefeito Eduardo Paes participa de reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, falando sobre o futuro dos aeroportos Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont, no Terminal 1 do Tom Jobim.
numero:✓ Do perfil @eguadoator: “O pessoal falando que roupa de brechó traz energias ruins. Sim, amiga, porque a sua roupa nova proveniente de trabalho escravo tá toda carregada de amor e positividade”.
numero:✓ O ano de 2023 trouxe de volta as noitadas, pra felicidade do povo que tava morrendo de saudade de uma pixxxta. A Casa da Matriz voltou depois de três anos, em Botafogo, agora com o nome “Fonte”, com estreia oficial nesta sexta (20/01), noitada também no sábado (21/01), e programação para os próximos quatro fins de semana.
numero:✓ O ator Armando Babaioff, que também é DJ, retorna com sua “Sopa”, ao ar livre, na Praça Marechal Âncora, no Centro, nesta sexta (20/01), das 23h às 06h. Armando divide o som com o sócio, Marcello H., em noitada de muita música brasileira, também com participação do DJ Doni. Ingressos na plataforma Shotgun.
numero:✓ O rapper BK’ estreia na Fundição Progresso, Lapa — mas os ingressos estão esgotados (existe o “jeitinho carioca”), com o show do álbum “Icarus”, com participações de nomes como Marina Sena, Bebé, Júlia Mestre e Luccas Carlos. O Rio está cheio, mas as ruas da Lapa podem ser uma atração surpreendente.
numero:✓ A tradicional festa Chá da Alice faz uma edição especial com o grupo de pagode baiano É o Tchan!, que acaba de completar 30 anos, com Compadre Washington, Beto Jamaica, Sheila Mello e Jacaré, também na Fundição Progresso, na sexta (20/01), às 22h.
numero:✓ Ali do lado, no Circo Voador, também nesta sexta (20/01), a partir das 22h, Marcelo D2 lançando o single “Povo de fé”, composto em parceria com o historiador Luiz Antonio Simas, na estreia do espetáculo “Um punhado de bamba”, que homenageia o samba e a ancestralidade. A noite tem ainda participação de Tássia Reis.
numero:✓ No dia seguinte, na mesma lona, é a vez do metal pesado, com Ratos de Porão e Black Pantera, às 21h.
numero:✓ Depois de cinco anos de seu último show no Brasil, Jack Johnson traz a turnê do álbum “Meet the moonlight”, no Qualistage, nesta sexta (20/01), às 20h.
numero:✓ Charlie Brown Jr. e Raimundos fazem shows completos no Qualistage, na Barra, neste sábado (21/01), às 21h30.
numero:✓ Toni Platão faz o show “O amor segundo Herbert Vianna”, em formato intimista no palco do Manouche, no Jardim Botânico, acompanhado da banda The Soft Parade Band, no sábado (21/01), às 21h .
numero:✓ O Universo Spanta continua entre as atrações mais bombadas do fimde, na Marina da Glória. Tem L7nnon, Djonga, Mano Brown e Black Alien (sex), Ludmilla, Jorge e Mateus, Alok e Mumuzinho (sáb), Saulo, Durval Lelys e Xanddy Harmonia (dom). A programação completa aqui.
numero:✓ Se você não for de praia nem de farra, sete filmes chegaram aos cinemas esta semana, como “Babilônia”, de Damien Chazelle (“La La Land”), “Regra 34”, da carioca Júlia Murat, “Garoto dos céus”, de Tarik Saleh, vencedor do melhor roteiro em Cannes; a comédia “Fervo”, a animação “Chef Jack” e o terror “M3gan”. Confira aqui títulos, salas e horários.
numero:✓ Neste sábado (21/01), o Canal Brasil exibe o inédito “Aos Nossos Filhos”, de Maria de Medeiros, às 22h30. O filme acompanha a relação entre Vera (Marieta Severo) e sua filha, Tânia (Laura Castro). O longa passou por mais de 20 festivais no mundo. A adaptação da peça homônima de Laura ainda tem no elenco José de Abreu, Antônio Pitanga, Ricardo Pereira, Cláudio Lins e grande elenco.
numero:✓ Quem pensa em visitar o AquaRio sábado e domingo (21 e 22/01), pode usar o cupom FERIADAONORIO e ganhar 15% de desconto no ingresso comprado no site. Link de ingressos.
numero:✓ Aos turistas e cariocas que procuram um programa diferente, tem o MAUP (Museu de Arte Urbana do Porto), de André Bretas e Joa Azria, nomes envolvidos na revitalização da região portuária através do grafite, com acervo de obras catalogadas que podem ser vistas em dois roteiros a pé. São mais ou menos 50 murais de enormes dimensões que dão cor e vida ao Boulevard Olímpico (Av. Rodrigues Alves, 335) e aos bairros de Santo Cristo e Gamboa. O percurso pode ser feito em duas horas ou quatro horas. Aproveite para subir na roda-gigante e ter uma vista absurda da cidade.
numero:✓ Você conhece o Museu de Réplicas (Capela Magdalena)? Pois o lugar, em Guaratiba (se der praia, aproveita porque é imperdível), tem cerca de 500 miniaturas, mantidas pelo maestro Roberto de Regina, que faz o tour por réplica do Vaticano, da Torre de Pisa, do Coliseu, de castelos (como Himeji no Japão), de catedrais (Notre Dame, Sacré Coeur, Chartres e Rennes), automóveis antigos, barcos e aviões. Está incluída uma audição num cravo que é cópia fiel de um instrumento do século XVIII. Agendamento no (21) 2410-7183 e pelo e-mail [email protected]
numero:✓ O Parque das Ruínas, em Santa Teresa, é outro ótimo para um passeio despretensioso, com uma vista única do bairro e da orla, além das exposições, festivais, feirinhas e shows. O centro cultural foi instalado no antigo palacete de Laurinda dos Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, ministro da Fazenda do governo Campos Sales. Ela organizava saraus e festas que reuniam artistas e intelectuais, como Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan. Aproveite para ir cedo e almoçar num dos clássicos endereços do bairro. A programação do fimde por lá está aqui.
numero:✓ Sem o calorão e com a chuvinha desta sexta (20/01), que tal um cineminha? O Estação NET Botafogo faz sessão de clássicos do cinema underground em sessões à meia-noite, com ingresso a R$ 12. Hoje, a ficção científica “Plano 9 do espaço sideral” (1960), de Ed Wood, chamado de “o pior cineasta de todos os tempos” pela crítica da época e que virou cult depois de algumas décadas; no sábado (21/01), a comédia de ação “Mais rápido gatinha: mate! mate!” (1965), de Russ Meyer, em que Tura Satana, Haji e Lori Williams vivem strippers que encontram um jovem casal, sequestram a garota e a levam para a casa de um senhor debilitado no deserto, onde supostamente há uma pequena fortuna escondida.
numero:✓ No teatro, Mariana Xavier estreia “Antes do ano que vem”, interpretando sete mulheres na comédia sobre saúde mental. O espetáculo, dirigido por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, já passou por 11 estados. No Imperator, sábado e domingo (21 e 22/01), às 20h e 19h.
numero:✓ “Baixa Terapia”, a comédia do argentino Matias del Federico, está no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, sábado e domingo (21 e 22/01), respectivamente, às 20h e 18h. Para que a sua saída de casa não seja apenas um desgaste energético, seja pontual: é com Antonio Fagundes e pontualidade britânica.
numero:✓ “Julius Caesar — Vidas paralelas”, que ganhou crítica de Claudia Chaves na coluna, está em cartaz no Oi Futuro, no Flamengo, sábado e domingo (21 e 22/01), às 19h. Encenado pela Cia. dos Atores, o espetáculo tenta enxergar o clássico de Shakespeare pelo ponto de vista de uma trupe teatral que se prepara para encenar o texto. Em cena, os atores Cesar Augusto (um dos fundadores da Cia. dos Atores), Gilberto Gawronski, Tiago Herz, entre outros.
numero:✓ Depois de ficar de molho por causa da covid, Vera Fischer reestreia “Quando eu for mãe, quero amar desse jeito”, no Teatro Prudential, na Glória, sábado e domingo (21 e 22/01), às 20h e 18h. A atriz interpreta uma mãe em conflito com a noiva (Marta Paret) do seu filho (Mouhamed Harfouch). A direção é de Tadeu Aguiar.
numero:✓ Para refletir, do cantor David Bowie (1947/2016): “Envelhecer é um processo extraordinário em que você se torna a pessoa que você sempre deveria ter sido.”