numero:✓ Opções para você poder lidar com a ansiedade na chuva: 1— Tomando Rivotril; 2 — Bebendo o fim de semana inteiro; 3 — Dando um pulinho do terreiro de macumba pra fazer uma simpatia; 4 — Caguei!
numero:✓ A maioria das pessoas comemora o “sextou” mesmo é na Internet, porque, na vida real, elas só querem um cobertor, muito carboidrato e série na telinha.
numero:✓ Não é todo dia que a Prefeitura pode contar (ou pagar) os serviços do cacique Cobra Coral, como fez Eduardo Paes no réveillon. O Climatempo diz que a chuva vai se intensificar, formando uma frente fria na costa, com chuva até a segunda (09/01). Ou seja, se você programou um fimde praiano, esquece. Ou tudo bem. De galocha.
numero:✓ Alcione continua as comemorações de 50 anos de carreira com shows gratuitos nas lonas cariocas, acompanhada da Banda do Sol. Neste sábado (07/01), é na Lona João Bosco, em Vista Alegre, às 19h.
numero:✓ Trazemos verdades: todas as resoluções pensadas no final de 2022 não serão cumpridas em 2023, assim como as de 2021 não foram em 2022.
numero:✓ Anitta esquenta os tamborins para o carnaval com o “Ensaios da Anitta”, domingo (08/01), a partir das 15h, no Riocentro, na Barra.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Não sei como bate em vocês, pra mim 2023 é como uma namorada nova! Estamos vivendo aquele momento mágico do não sei se vai rolar, mas a gente tá a fim!”.
numero:✓ Pocah também começa os ensaios do seu bloco neste sábado (07/01), no Nau Cidades, na Zona Portuária, a partir das 21h. Bilhetes no Ingresse.com.
numero:✓ De José Simão: “A Janja devia ganhar o Oscar de melhor roteirista de posse!”.
numero:✓ Por falar em carnaval, o Desliga dos Blocos, um movimento livre e independente, vai reunir alguns blocos cariocas para a abertura não-oficial, neste domingo (08/01), a partir das 10h, em vários pontos (Praça XV, Rua do Mercado, Arco dos Teles, Buraco do Lume, Praça Mauá, Aterro do Flamengo, Lapa, Cinelândia, MAM etc.). Se liga no @desligadosblocos
numero:✓ Da roteirista Beth Moreno: “Um dia você tá jovem. No outro você não suporta jovens”.
numero:✓ Vamos citar só porque é Chico Buarque, ele é ele, mas os ingressos para os 16 shows estão esgotados — só que estamos no Rio, então, tudo é possível: alguma desistência, cambistas que compraram centenas de ingressos, leilão de quem dá mais em redes sociais, vai saber… “Que tal um samba?” no Vivo Rio, em 16 noites, cantando todos os clássicos da sua carreira com a convidada Mônica Salmaso.
numero:✓ Dica para fofoqueiro: a melhor coisa que surgiu nas redes nas últimas semanas foi a nova temporada da série “Luana x Scooby”. Estão acompanhando? Tem gente que ainda está na temporada dos prints de conversas.
numero:✓ Mart’nália faz seu tradicional show de verão no Circo Voador, na Lapa, com abertura de Caio Prado e intervalos com sets da DJ Tha Redig, sábado (07/01), a partir das 22h.
numero:✓ Sobre Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, a Lu Alckmin, mulher do vice-presidente Geraldo Alckmin, quando as redes descobriram sua idade durante a posse, no último domingo (01/01): “Hein? 72 anos! Tomara que o programa ‘meu skincare, minha vida’ já esteja nos planos do governo”.
numero:✓ Teresa Cristina volta ao Teatro Claro Rio, em Copacabana, com o show da turnê “Paulinho 80 + 20”, em homenagem a Paulinho da Viola, sábado e domingo (07 e 08/01), às 21h e 19h.
numero:✓ Rolando nas redes: “Os cariocas que estiveram em Brasília para a posse descobriram que o ‘é aqui pertinho’ do brasiliense é ainda mais falso que o ‘é aqui pertinho’ do paulistano. Carioca não anda. Qualquer coisinha, senta no bar e bebe”.
numero:✓ O festival “Universo Spanta” começa nesta sexta (06/01), na Marina da Glória, com três palcos e atrações como Marina Sena, Gilsons (sex), Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo (sáb) e Bloco do Sargento Pimenta (dom), entre outros. Programação completa no site.
numero:✓ De amiga: “Uma dos meus maiores medos em 2023 é conhecer alguém legal, me apegar, perceber que a pessoa é divertida, inteligente, companheira, e acabar descobrindo, meses depois, que ela acampou na frente dos quartéis, defendeu intervenção militar e acredita ainda que Heleno é o presidente”.
numero:✓ A Grande Rio faz ensaio de rua em Caxias, neste sábado (07/01), às 20h (Av. Brigadeiro Lima e Silva). Já no dia seguinte (08/01), começa o projeto “Grande Rio, tu tá tocando onde?”, no Baródromo (Rua Dona Zulmira 41), às 15h.
numero:✓ A Mangueira também faz seu Grito de Carnaval, com show da bateria e do Cacique de Ramos, na sua quadra (Rua Visconde de Niterói 1.072), no sábado (07/01), às 22h.
numero:✓ A Unidos da Tijuca recebe, neste sábado (07/01), às 21h, intérpretes do Grupo Especial, na sua quadra, para comemorar os 91 anos.
numero:✓ Neste sábado (07/01), a Casa França-Brasil faz a “Invasão Krya”, com rodas de conversa e performance sobre tecnologias e ancestralidade, parte da exposição “Luz da Beleza”, de Luiz Moreira. Informações no site.
numero:✓ Cinco filmes chegaram aos telões nesta semana, incluindo o premiado longa sul-coreano “Decisão de partir” e a animação “Gato de Botas 2 — O último pedido”, com o personagem felino da saga “Shrek”. Aqui mais títulos, horários, salas e aproveite o “inverno” carioca atualizando seu HD cinéfilo.
numero:✓ O ano começou explodindo para os fãs de teatro. Entre estreias e reestreias são mais de 30 espetáculos. Citamos aqui na coluna o “clube dos fodas” — entre eles, estreia nesta sexta (06/01), Lilia Cabral com a peça “A lista”, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, com a filha Giulia Bertolli, texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva.
numero:✓ “Como posso não ser Montgomery Clift?” ganhou critica de Claudia Chaves, sendo a primeira montagem brasileira para o texto do espanhol Alberto López, estrelada por Gustavo Gasparani, que comemora 40 anos de carreira. O monólogo conta a vida do ator americano Montgomery Clift (1920-1966), que escondeu a homossexualidade para manter sua carreira em Hollywood. A direção é de Fernando Philbert. No Espaço Cultural Sergio Porto, no Humaitá, sábado e domingo (07 e 08/01), às 20h e 19h.
numero:✓ “O espectador” volta ao palco do Teatro Poeira, em Botafogo, com Andréa Beltrão, Ana Baird, Marieta Severo e Renata Sorrah encenando um julgamento com a participação intensa da plateia. Sábado e domingo (07 e 08/01), às 21h e às 19h.
numero:✓ “A hora do boi”, inspirado numa história real, ocupa o Poeirinha, em Botafogo, sábado e domingo (07 e 08/01), às 21h e 19h. O monólogo de Daniela Pereira de Carvalho é idealizado e encenado por Vandré Silveira, que compartilha com o público as reflexões de um tratador de animais que precisa abater um boi que considera seu amigo.
numero:✓ “Marrom, o musical”, dirigido por Miguel Falabella, faz homenagem a Alcione contando a trajetória de 50 anos de carreira, na Cidade das Artes, na Barra, sábado e domingo (07 e 08/01), às 20h e 18h. são 23 atores e 300 peças de figurino.
numero:✓ Lázaro Ramos e Tatiana Tibúrcio dirigem a comédia em que quatro candidatos disputam uma vaga de emprego numa espécie “reality show” cheio de reviravoltas, “O método Grönholm”, no Teatro do Copacabana Palace, sábado e domingo (07 e 08/01), às 20h e 18h. O texto do dramaturgo catalão Jordi Galcerán já deu origem ao filme espanhol “El método”, de 2005 (no Brasil, com o título “O que você faria?”).
numero:✓ O espetáculo “Fragmentos de Laura” fica em cartaz até este domingo (08/01), das 18h às 20h, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A performance, dirigida por Daniel Herz, é protagonizada por cinco atrizes que ora interpretam a própria Laura ora contam momentos marcantes de sua vida. Entrada custo zero, com retirada de senha no local ou no Sympla.
numero:✓ No mesmo CCBB, continua um sucesso “OSGEMEOS: Nossos segredos”, dos irmãos paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo. A mostra já ultrapassou os 500 mil visitantes para ver os quase mil itens dos artistas. Até 23 de janeiro.
numero:✓ No Centro Cultural Oi Futuro, “Livelyyy”, pela Bienal de Arte Digital, um painel enorme que mescla arte gráfica, realidade aumentada e experiência de videogame, do francês Guillaumit. Para “interagir” é preciso um smartphone, que funciona como um microscópio, revelando o invisível e mostrando a riqueza de um ecossistema.
numero:✓ E como disse o Nelson Motta: “Orgasmo é bom, saudável e de graça, todo mundo gosta. Só pode ser coisa de Deus.” Tá sem marido, namorado, namorada? Bateria do vibrador tinindo? Bom fim de semana!