Cinco presidentes do Flamengo no mesmo dia, entre ex e atual, na Alerj, fizeram a alegria dos flamenguistas (eles estão em todo lugar — rsrs), que estavam na plateia, nessa segunda (30/01), para a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes e do diploma “Post Mortem” a Esmerino Oliveira Arruda Coelho (1922-2013), ex-deputado federal pelo Ceará, que participou ativamente como empresário no Rio: Luiz Augusto Veloso (ex-presidente do clube, no início da década de 1990), Kleber Leite (presidente do clube carioca de 1995-1998 e 2005-2009), Hélio Ferraz (presidente entre 2002/2003) e Rodolfo Landim (atual presidente).
Estiveram presentes os filhos: Esmerino Oliveira Arruda Coelho Júnior (o Gony Arruda, deputado estadual por cinco mandatos no Ceará e ex-vice-presidente do Flamengo), Iná Cristina Arruda Miranda, Iná Valéria Arruda Barbosa e Iná Valkiria Arruda. Entre os convidados, a presença surpreendente do ex-governador Luiz Fernando Pezão, que, após deixar a prisão, raramente é visto.No discurso, André Ceciliano, presidente da Alerj, lembrou a trajetória de Esmerino no Rio, onde ele conheceu, na década de 1940, sua mulher, Carmen Sales Oliveira Arruda, ex-prefeita de sua cidade natal, Granja (CE), e tiveram quatro filhos, todos cariocas. “Meu pai foi um homem que teve uma relação intensa com o Rio e um homem público dedicado, que gostava do que fazia”, disse Gony.
“Ele foi um homem que deixou muitas marcas aqui. Deu um grande exemplo de garra e de empreendedorismo. Foi uma fortaleza – aprendemos a nunca desistir e não ter preguiça para nada”, completou Iná Cristina, a irmã mais velha, que acompanhou mais a carreira do pai, amigo de personalidades importantes, como Tenório Cavalcanti, Benedito Valadares e Ulysses Guimarães.