O subúrbio carioca é uma lenda, pitoresco para muitos e habitual para outros. No dia de São Sebastião, a Prefeitura reinaugurou oficialmente o complexo do Piscinão de Ramos, na Zona Norte. Foi a maior revitalização do Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos de Oliveira Dicró em 10 anos.
De acordo com a Fundação Rio Águas, são 30 milhões de litros de águas da Baía de Guanabara processadas na estação de tratamento de Ramos direto para a grande piscina — a única praia artificial do mundo a ter água salgada e fundo de areia.
O balneário tornou-se um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio, ganhando fama em cenários de novela, em sambas e, por exemplo, como estrela do clipe “Girl From Rio”, de Anitta.
Apesar de o nome ser o bairro de Ramos, o Piscinão fica na região do Complexo da Maré, onde vivem 140 mil pessoas, considerada a principal área de lazer da ZN no Rio, atraindo visitantes das 13 favelas próximas. Num fim de semana, já chegou a receber 60 mil pessoas, número recorde segundo dados da Prefeitura.
No complexo, os banheiros ganharam um trato; a grama sintética do campo de futebol foi substituída; a pista de caminhada e de skate, reformadas; os bancos e mesas foram substituídos; a academia da terceira idade foi instalada; além de brinquedos e um parcão.
Fotos de @jordandssilva e Prefeitura.