Em homenagem ao cineasta Fábio Barreto (1957-2019), o Estação Net Botafogo faz sessão do clássico “Lula, o filho do Brasil” (2009), nesta quarta (04/01), às 20h30.
O filme conta a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, o atual presidente em seu terceiro mandato, desde a infância no interior de Pernambuco até os tempos de militância sindical em São Paulo e tem no elenco nomes como Glória Pires (dona Lindu, mãe de Lula), Rui Ricardo Diaz (Lula) e Antonio Pitanga (um velho operário). Foi lançado nos cinemas dia 1º de janeiro de 2010 — Barreto sofreu o acidente que o manteve em coma por 10 anos no dia 20 de dezembro de 2009.
No fim da sessão, bate-papo com o crítico Carlos Alberto Mattos, que escreveu a crítica na época do lançamento. “A imprensa especializada já se manifestou. Dividiram-se entre elogios à qualidade técnica e artística, e restrições ao roteiro episódico e elegíaco. Afora as implicâncias políticas de praxe. Há mesmo quem opine que o presidente deveria ter intervindo para adiar a estreia do filme para depois das eleições! De minha parte, gosto bastante desse trabalho da família Barreto (e assim me refiro de uma maneira geral ao projeto, produção e realização). Gosto particularmente do Lula galã romântico operário, ao som de Tim Maia e breguices sertanejas. A coragem de representar esses momentos é uma das maiores qualidades de Lula, o Filho do Brasil”.