Depois das chuvas dessa terça (03/01), o telhado do Instituto de Química da UFRJ (IQUFRJ), no Fundão, ficou desse jeito. Quem chamou atenção foi Ricardo Oliveira, professor e químico da universidade, que publicou a imagem em suas redes. “Espero que a nova gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – agora sob o comando de Luciana Santos, formada em Engenharia Elétrica pela UFPE) – seja bastante sensível em relação às universidades públicas e escutem os reitores”, escreveu Oliveira, citando que não é a primeira vez com prejuízos do tipo pela péssima estrutura. “Ontem choveu dentro de laboratórios com equipamentos caros e faltou energia em parte do campus Fundão. Precisamos de investimentos massivos para reerguer as universidades públicas!”
O IQUFRJ, criado em 1959, ocupa quatro andares do bloco A do prédio do Centro de Tecnologia (CT) e o Polo Piloto de Xistoquímica, com laboratórios de pesquisa, bibliotecas, oficinas de vidro, mecânica e manutenção.
O temporal, com muita chuva e ventania forte, começou lá pelas 17h, pegando muita gente desprevenida, interrompendo o funcionamento do VLT e, segundo o Centro de Operações Rio (COR), causando alagamentos e quedas de árvores em várias regiões. Nesta quarta (04/01), a previsão é que esse cenário volte a acontecer, de acordo com o Climatempo.