Os comerciantes de Ipanema já estão se preparando contra os mijões dos blocos de carnaval. Na esquina da Visconde de Pirajá com Vinicius de Moraes, as árvores estão sendo protegidas com cercados de madeira, pra ninguém sentar na gola (estruturas de proteção e delimitação da base da árvore, feitas geralmente em concreto), jogar lixo ou sabe-se lá mais o que, como de costume nessa época do ano.
A Prefeitura deve começar a proteger monumentos, canteiros, entre outros bens públicos esta semana – como os dois mil metros quadrados de restinga das dunas da praia de Ipanema -, mas já avisou que foliões que fizerem xixi serão multados em R$ 748,21 (R$ 80 mais que no ano anterior), por agentes da Guarda Municipal com a Comlurb. A Riotur vai colocar 34 mil banheiros químicos por onde passam os blocos, mesmo assim, os mal-educados são insistentes. Portanto, quem quiser pode fazer o clique da janela para os mijões de ocasião.
Para os próximos carnavais, a coluna já deu uma dica valiosa que vem de Londres – foi apresentado o projeto que pretende impedir a prática com uma “tinta antixixi”, fazendo com que a urina (argh!) respingue mais e atinja quem está descumprindo as regras. Que tal?