Fim de ano chegando, e 2023 já batendo à porta. Assim sendo, a questão agora é: o que devemos fazer para começar o ano novo com as finanças organizadas?
Para começar, é importante entender para aonde o seu dinheiro está indo. Em vista disso, você pode anotar tudo num aplicativo, numa planilha ou até num caderninho. Mas é importante anotar tudo mesmo, e não tentar fazer as contas de cabeça. O que ocorre quando queremos fazer de cabeça é que arredondamos as receitas para cima e as despesas, para baixo. No final, não percebemos o rombo no orçamento.
Quando não sabemos bem para onde o dinheiro está indo, fica mais difícil de saber onde cortar, onde colocar limites e para onde direcionar mais recursos. Por isso, é muito importante atualizar o fluxo de caixa da família!
Além disso, começar o ano já agendando uma aplicação automática, logo no dia em que o salário entra na conta, é um ótimo começo. Dessa forma, você já tira da frente o dinheiro para não ficar na tentação de gastar onde não deve.
Outra coisa a se fazer que ajuda muito a organizar as finanças é estimar as contas do início do ano, como: IPTU, IPVA, material escolar, cartão de crédito com os gastos de Natal e da viagem de fim de ano. Fazer isso também já ajuda muito para não começar o ano enrolado e no vermelho.
Claro que o décimo terceiro e o bônus (para quem tiver) também ajudam nessa empreitada, pois devem ser guardados para pagar tudo isso que já aparece logo no início do ano.
Não existe mágica! É necessário ter disciplina e alguma organização. Parece chato e trabalhoso, mas nada como ter as contas em dia e sem dívidas. Você vai ver como é bem melhor deitar no travesseiro e dormir tranquilamente, começando o ano com as contas no azul!