numero:✓ Pra quem você vai torcer no domingo (18/12), França ou Argentina? Oooops, Mbappé ou Messi?
numero:✓ Rolando nas redes: “Imagina o pau que a gente ia tomar da Argentina. Sério, gente! Por sorte, perdemos”.
numero:✓ Os ingressos estão esgotados, mas não custa ficar lá pela Lapa e dar de cara com algum desistente para o show do gaúcho Armandinho, na Fundição Progresso, no sábado (17/12), a partir das 22h. A abertura é da banda Braza. Se não rolar, o ambiente multicultural do bairro boêmio pode te fazer bem.
numero:✓ Ali do lado, no Circo Voador, tem show do rapper Djonga, sexta e sábado (16 e 17/12), a partir das 22h.
numero:✓ Do @sensacionalista: “Lula vai voltar com os bingos pra tirar os patriotas da frente do quartel”.
numero:✓ No Village Betano, no Jockey, na Gávea, tem o rapper-sensação Filipe Ret, às 21h, na sexta (16/12).
numero:✓ Do humorista Antonio Tebet: “Muito obrigado, Dra. Juliana Neiva, por, mesmo involuntariamente, ajudar a conceber uma expressão que já nasce vencedora (ou, no caso, derrotada). O futebol da seleção brasileira perdeu mesmo a expressão — virou um futebol com botox”. Entenda o caso aqui!
numero:✓ Da roteirista Bic Müller: “Deprimida, burnout, brasileira, fim de ano, ou apenas TPM? Não tenho como saber”.
numero:✓ Maurício Manieri e Jon Secada fazem show romântico no Vivo Rio, no sábado (17/12), às 21h.
numero:✓ Rolando nas redes: “Se o caminhão de mudança chegando ao Palácio do Alvorada não te animar, nada mais anima”. Sobre o vídeo e as fotos que viralizaram do transporte de mudanças chegando ao Planalto, nessa quinta (15/12).
numero:✓ O cantor e compositor Guinga faz show do disco “Zaboio”, na Casa da Glória, sábado e domingo (17 e 18/12), às 20h.
numero:✓ Do jornalista Bernardo Araújo: “Que delícia o verão, né? Quando chove, é melhor ainda: você tem duas formas de ficar encharcado, a chuva e o suor”.
numero:✓ O Octeto da Orquestra Petrobras Sinfônica faz o concerto “Sons da Primavera”, nos jardins do MAM, com obras de Vivaldi e Mozart e de compositores brasileiros, como: Villa-Lobos, Pixinguinha e Guerra-Peixe, além de versões sinfônicas de músicas de Jorge Ben Jor, Arlindo Cruz, Skank, Chitãozinho & Xororó, Guns N’ Roses e Mundo Bita. Sábado (17/12), às 10h30.
numero:✓ Rolando nas redes sobre os nomes divulgados para os ministérios: “Fim do pesadelo! Sai Mário Frias, entra Margareth Menezes; sai Paulo Guedes, entra Fernando Haddad; sai Ricardo Salles, entra Marina Silva; sai Damares Alves, entra Silvio Almeida; sai Anderson Gustavo Torres, entra Flávio Dino”.
numero:✓ Os Paralamas do Sucesso tocam seus eternos sucessos no Qualistage, na Barra, no sábado (17/12), às 21h.
numero:✓ Está imperdível a mostra “Alegria aqui é mato — 10 olhares sobre a Coleção Roberto Marinho“, na Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho. A atriz Fernanda Montenegro, os músicos Paulinho da Viola e Adriana Calcanhotto, o fotógrafo Walter Carvalho e os artistas plásticos Gabriela Machado, José Damasceno e Marcos Chaves estão entre os nomes que assinam a curadoria da mostra, com cerca de 200 obras, a maioria delas pinturas, fotografias e esculturas do acervo.
numero:✓ No Oi Flamengo, ainda está acontecendo a Bienal de Arte Digital, com “Livelyyy”, um painel monumental que mescla arte gráfica, realidade aumentada e experiência de videogame. A obra é uma criação do artista francês Guillaumit. Para ser desvendada, é necessário um smartphone, que funciona como um microscópio, revelando o invisível e mostrando a riqueza de um ecossistema. Até 22 de janeiro, de quarta a domingo, das 11h às 20h.
numero:✓ O Museu de Arte do Rio (MAR) está com várias mostras, como sempre, sab e dom (17 e 18/12), das 11h às 17h. Entre elas, “Agnaldo Manuel dos Santos – A conquista da modernidade”, com curadoria de Juliana Bevilacqua, com mais de 70 esculturas em madeira do artista negro baiano discípulo de Mário Cravo Júnior, nascido na ilha de Itaparica, em 1926.
numero:✓ Tem também “Clara Nunes” em 50 fotografias inéditas de Wilton Montenegro mostrando a trajetória da cantora ,explorando a relação dela com o Rio e a religiosidade afro-brasileira. A exposição também aborda a sua conexão com o Jongo da Serrinha, a Escola de Samba Portela e a viagem a Angola. As outras em cartaz, clica aqui.
numero:✓ Entrou em cartaz, na última semana, na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, “Rotação e Translação”, de José Resende, com 14 obras inéditas.
numero:✓ “Beatles num céu de diamantes”, fenômeno teatral com mais de 14 anos de sucesso, fica em cartaz só até este domingo (18/12), no Teatro Claro Rio, em Copa, às 20h. O musical dirigido por Charles Möeller e Cláudio Botelho tem nove atores, cantores e músicos no palco encenando mais de 50 canções do quarteto de Liverpool.
numero:✓ Última chance também para “Clarice e Nelson – Um recorte biográfico a partir de entrevistas”, texto de Rafael Primot e Franz Keppler e direção de Helena Varvaki e Manoel Prazeres, no CCBB, no Centro, sábado e domingo (17 e 18/12), às 19h30 e 18h. A montagem inédita acompanha um encontro fictício entre os dois escritores, vividos pelos atores Carol Cezar e Marcos França.
numero:✓ “Ficções”, espetáculo estrelado por Vera Holtz — com texto e direção de Rodrigo Portella — inspirado no livro “Sapiens: uma breve história da humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, está em cartaz no sábado (17/12), no Teatro da UFF, em Icaraí, Niterói, às 20h.
numero:✓ Último fim de semana de “Tom na Fazenda”, no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, sábado e domingo (17 e 18/12), às 21h e 20h. A peça é inspirada no livro e filme homônimo dirigido por Xavier Dolan (2013). Sucesso de crítica e público desde 2017, a montagem dirigida por Rodrigo Portella foi o principal destaque na programação do Festival de Avignon, na França, o maior evento dedicado às artes cênicas no mundo, como nos contou o ator e produtor Armando Babaioff.
numero:✓ A Cinemateca do MAM mostra, sábado e domingo (17 e 18/12), versões remasterizadas de filmes produzidos há 100 anos, em 1922. São duas sessões por dia, com ingressos custo zero (ou com preço sugerido a R$ 20). Entre as atrações, está “Sangue e areia”, do americano Fred Niblo, o sueco “Häxan — A feitiçaria através dos tempos”, trama de horror mudo de Benjamin Christensen e o curta “Dia de pagamento”, de Charles Chaplin. A lista está aqui.
numero:✓ Não se fala em outra coisa de cinema: a estreia da sequência de “Avatar”, 13 anos depois de seu lançamento, que alcançou a maior bilheteria da história. O filme de James Cameron ocupa quase 70% das salas do País (2 mil) e traz novidades no elenco, incluindo Kate Winslet. O novo longa se passa no mundo aquático de Pandora. Tem também o nacional “A morte habita à noite”, inspirado na literatura de Bukowski, no longa de estreia de Eduardo Morotó, que também assina o roteiro.
numero:✓ Inspirado na obra-prima do autor espanhol Miguel de Cervantes, o clássico do balé “Don Quixote” estará no Theatro Municipal, sábado e domingo (17 e 18/12), às 19h e 17h, encerrando a temporada de espetáculos de 2022, numa montagem em três atos, adaptada por Hélio Bejani e Jorge Texeira. Antes de cada apresentação, palestra sobre o espetáculo.
numero:✓ Depois de inaugurar a mostra “A Luz da Beleza”, na Casa França-Brasil, no Centro, o fotógrafo Luiz Moreira convidou a Cia. de Dança AfroOya para fazer três apresentações neste sábado (17/12). As bailarinas Maiwsi Ayana, Victoria Fonseca e Safira Sacramento farão a perfomance “Yêyê”, baseada na simbologia do orixá Oxum, um dos temas das imagens de Luiz, que faz homenagem à estética das festas, dos ritos, da cultura dos povos originários da África.
numero:✓ O Museu Mais Doce do Mundo, no Village Mall, na Barra, acaba de lançar uma promoção de férias, com desconto para grupos nos ingressos comprados e agendados de terça a sexta-feira. Corre no site.
numero:✓ Os brasileiros estão obcecados com a série “The White Lotus”, com a segunda temporada já disponível na HBO Max. Para se ter uma noção, na última premiação dos Emmy, a produção levou 10 estatuetas dentre as 20 categorias a que foi indicada! A série é sobre as férias de vários personagens ricos, brancos e um tanto afetados que vão se hospedar num hotel cinco estrelas no Havaí, Estados Unidos. Mas, nada é o que parece. Então, mete o dedo no play e entre nessa mania.
numero:✓ Para refletir, de Oscar Niemeyer (pelo Dia do Arquiteto, comemorado nessa quinta, 15.12): “A vida é um sopro, um minuto. A gente nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado…”.