No ano de seu centenário, Darcy Ribeiro, para quem a Educação teria de vir na frente de tudo, vai ganhar um mural de mais de 25 metros grafitado por RafaMon, no CIEP que tem o seu nome, em Campo Grande, com inauguração na segunda (12/120, numa ação do projeto “Territórios Educativos”, da Secretaria Municipal de Educação.
Intelectual nascido em Montes Claros, Minas Gerais, Darcy atuou como antropólogo, historiador e sociólogo, sempre em defesa dos povos índigenas. Foi ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Educação, ambos durante o governo João Goulart. Depois da redemocratização, ele criou os Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs, durante os dois governos de Leonel Brizola (de 1983 até 1987 e 1991 até 1994).
No evento, apresentações de turmas do próprio CIEP em performances sob temas que tenham a ver com a trajetória do homenageado.
Antes de Darcy, Rafa Mon também fez um mural para a Escola Municipal Rivadávia Corrêa, fundada em 1877, retratando Paulo Freire, o patrono da educação. Outras peesonagens como a porta-bandeira Selminha Sorriso, a jornalista Flávia Oliveira e a cantora Teresa Cristina, também ganharam murais pintados nas escolas onde estudaram, assim como a cantora Elza Soares, que deu nome ao primeiro Ginásio Experimental Tecnológico (GET).