Nesta sexta (04/11), quem chegar ao VLT vai encontrar uma surpresa: sobre os assentos, livros que poderão ser levados pra casa, pela campanha “Viaje na Leitura”. A ação faz parte da comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa (05/11), uma parceria entre o VLT Carioca e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apoio de várias editoras que doaram mais de mil títulos de diferentes gêneros.
O principal objetivo é estimular a leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura”, 48% dos brasileiros com 5 anos de idade ou mais não são leitores. “Quando o livro consegue atingir, de maneira democrática, os trabalhadores e estudantes, numa ação inesperada, o ato simbólico de ter acesso facilitado ganha mais alcance e pode funcionar como estímulo”, diz Dante Cid, presidente do SNEL. Uma nova etapa de distribuição está prevista para acontecer até o fim do ano. São três linhas de VLT, com 26 paradas e três estações em operação, com uma média de 65 mil pessoas por dia. São poucos livros para a grande circulação, mas a mensagem fica.