A socióloga e educadora Yvonne Bezerra de Mello, criadora do Projeto Uerê, lançou o livro “Voragem —redemoinhos da vida” (Batel), nessa segunda (28/11), na Travessa do Shopping Leblon. “A elite está sempre jogando com o poder da hipocrisia”, diz um dos personagens da trama, inspirada em uma história real, quando a protagonista Regina recomeça sua vida depois de flagrar o marido com outro homem na cama. A partir daí, Yvonne começou a pesquisar outros casos de casais heteros em que a homossexualidade do parceiro foi revelada tardiamente. Quantos casos parecidos você conhece? Pois é…
“A sociedade ainda tem problemas para lidar com as questões da homossexualidade, por falta de conhecimento ou por puro preconceito. Respeito e informação são essenciais para mudar isso. Muitos homossexuais não vivem plenamente sua vida afetiva e sexual com medo, especialmente da rejeição e dos julgamentos por parte de amigos, familiares e conhecidos. Muitos se esquecem, entretanto, dos traumas que o fato de viverem uma vida de mentira pode provocar”, diz a autora.
Um dos significados de voragem é o de destruir com violência; outro é o de tragar, no sentido de tirar algo do lugar ou do prumo. Ambos podem ser aplicados à protagonista.