Depois de um longo período advogando e circulando no meio do Direito, fui inserida no mundo das artes, a partir do meu relacionamento, há cinco anos, com o colecionador Fabio Szwarcwald, meu atual marido. Desde então, passei a frequentar exposições, visitar ateliês e feiras de arte, conhecer coleções privadas, assistir a seminários, ouvir falas de artistas e curadores, e a participar dos eventos do gênero entre Rio, São Paulo e Nova York.Também acompanhei de perto as gestões do Fabio, que assumiu a direção-executiva do MAM Rio e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, quando houve toda a polêmica sobre a vinda da exposição Queermuseu para o Rio.
Em 2019, fundei a Flowu, marca de cristaloterapia que desenvolve amuletos em cristais que equilibram ambientes e seus portadores. Como meu ateliê fica na galeria Z42, no Cosme Velho, onde também está abrigada a coleção particular do Fábio (iniciada há cerca de 20 anos), passei a conviver diariamente com as mais de 300 obras dele. Esse convívio me levou à idealização da Renttartt, primeira plataforma brasileira de locação de obras de arte.
A ideia surgiu da certeza de que arte tem que circular por diversos ambientes — em vez de manter a coleção fechada na reserva técnica, a Renttartt se dedica a criar pontes entre as obras e um número maior de pessoas.
Observei que amigos e familiares a quem o Fábio emprestava frequentemente suas telas e esculturas acabavam, muitas vezes, propondo a compra dos trabalhos depois. Esse convívio com a arte é sedutor; é natural que se desenvolva um interesse pela diversidade de linguagens, correntes e suportes. E as pessoas não querem abrir mão de tê-las em casa ou em seus espaços comerciais.
Comprar um trabalho pode ser um investimento alto em muitos casos, e a Renttartt oferece ao cliente a oportunidade de experienciar a produção artística antes de um possível investimento final.
No caso de ambientes comerciais, em que há uma sociedade, é muito possível que aconteça divergência na aquisição de uma obra. Se um sócio aprecia um determinado estilo e o outro, não, como fazer o investimento? A locação é uma solução barata que viabiliza, inclusive, a alternância periódica da composição de trabalhos.
A Renttartt oferece um atendimento personalizado justamente para entender essas necessidades e apresentar um projeto sob medida, considerando a relação plástica entre as obras. O modelo de contratação é mensal, e o cliente pode escolher quantos trabalhos quer alugar.
Hoje, posso afirmar que viver com arte é um caminho sem volta. Passei a frequentar o Parque Lage como aluna e pretendo me aprofundar cada vez mais para, inclusive, pensar nos projetos curatoriais da Renttartt, que oferece também visitas mediadas a ateliês, galerias e exposições.
Tatiana Zukerman é formada em Direito e acaba de fundar, ao lado do marido, o colecionador de arte Fabio Szwarcwald (ex-drietor do MAM-Rio), a Renttartt, plataforma de locação de obras de arte.