Recentemente, monitores do Parque Nacional da Tijuca tiveram uma surpresa ao encontrarem a maior preguiça já vista por ali, até hoje. A preguiça-comum (Bradypus variegatus) foi vista no setor Floresta e, segundo especialistas, ela tem quase 1 metro de comprimento, tamanho máximo que a espécie pode atingir. “Pelas imagens, identificamos que é uma fêmea e pode estar grávida, já que estamos na época reprodutiva. O tamanho desses animais varia de 42 a 80 centímetros de comprimento total do corpo, e ela deve pesar uns 6 kg, sendo que o peso de um adulto varia de 2,25 a 6,3kg”, explica Cecília Bueno, especialista em ecologia de estrada e professora da Universidade Veiga de Almeida. A equipe ficou tão surpresa, que a gigante ainda nem ganhou nome, como de costume nessas ocasições.
O encontro, entre outras coisas, significa que a fauna está conseguindo suprir as suas necessidades nas florestas do parque. “Ficamos impressionados. Pra nós, ela parecia ter o dobro do tamanho das preguiças que estamos acostumados a ver”, conta Flávio Deveza, um dos monitores que gravaram a gigante descendo pelos galhos de árvores.
O bicho-preguiça é um dos mamíferos mais comuns do Parque Nacional da Tijuca. Ele se alimenta de folhas, dorme 20 horas por dia e é excelente nadador. E nunca é demais lembrar: não dê alimentos nem bebidas e, caso encontre algum animal machucado, procure por um funcionário para tratamento adequado.