O tradicional Trem do Samba sai da Central do Brasil para Madureira neste sábado (03/12), com shows de Paulinho da Viola, Dudu Nobre e Leci Brandão, entre muitos outros. A 27ª edição do evento, conduzido pelo músico e pesquisador Marquinhos de Oswaldo Cruz, acontece logo depois do Dia Nacional do Samba (02/12), em três palcos da estação de Oswaldo Cruz. Às 15h, Marquinhos estará na Central do Brasil, acompanhado das velhas guardas de Mangueira, Império Serrano, Salgueiro e Vila Isabel.
Para entrar no trem, basta levar 1kg de alimento e trocar pelo bilhete. Serão três viagens (sem parada) sentido Zona Norte: 18h04, 18h35 e 19h15, com 1,8 mil vagas (sentado ou em pé) por vez, num percurso de 20 minutos.
Depois da Central, a turma da Velha Guarda segue no primeiro trem para as outras viagens. “O projeto é inspirado no trajeto que Paulo da Portela fazia nos anos 1920 e o momento mais esperado acontece no palco Mestre Monarco, na Praça Paulo Portela, onde Paulinho da Viola faz o show de encerramento”, diz Marquinhos.
Marquinhos, que lança em breve o álbum “Uma África chamada Rio de Janeiro”, faz esquenta em duas ocasiões: na quinta (01/12), às 20h, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, com Leci Brandão e Tia Surica (R$ 5); e na sexta (02/12), no Dia Nacional do Samba, no CCBB às 18h, com convidados anunciados na hora, custo zero.