Você sabe onde fica essa cachoeira? Não é na Região Serrana, muito menos no interior do estado, mas dentro do Rio mesmo, na trilha fácil na Floresta da Tijuca, no setor principal do Parque Nacional, totalmente acessível, a apenas 400 metros do portão principal.
Segundo muitos cariocas, é a mais bonita da cidade, a Cascatinha Taunay, a maior do parque, com seus 35 metros de altura e um charme especial: a piscina natural e a ponte de pedras em formato de arco romano construída por Job Justino de Alcântara, em 1860, uma das “estrelas” do filme “Hulk” (2007).
O Rio já foi cercado por fazendas de café e muitos europeus se instalaram nos altos das montanhas da Floresta da Tijuca no início do século XIX, como a baronesa de Rohan, o conde de Scey-Montbéliard, o pintor Nicolas Antoine Taunay e seus filhos Hipólito e Félix Emílio. A casa dos Taunay ficava na base da cascatinha e era ponto obrigatório dos viajantes que visitavam a região que conhecemos hoje como Alto da Boa Vista.
Também tem a trilha para o Mirante da Cascatinha, com outra perspectiva da cachoeira, num percurso de 40 minutos. Como é a mais bonita e acessível, o lugar vive cheio, principalmente no verão. Se puder, vá em dia de semana ou com o tempo mais fechado. O parque funciona de segunda a domingo, das 8h às 17h. O fluxo de água varia com a intensidade das chuvas.