Na última semana foi aprovado o projeto de um novo bairro na cidade, o 166º da sua lista oficial, a Barra Olímpica, na divisão de áreas da Barra, Camorim e Jacarepaguá, Riocentro e Parque Olímpico.
O projeto é do de Carlo Caiado, presidente da Câmara dos vereadores, e coautoria de Tânia Bastos e do ex-vereador Tio Carlos. A proposta tramitava na casa desde 2010 e chegou a causar controvérsia quando entrou em pauta pela primeira vez. Foi aprovado no último dia 17, mas vetado pelo prefeito Eduardo Paes, só que os vereadores derrubaram o veto e, agora, foi publicada a lei oficialmente.
A Barra, o bairro mais jovem do Rio, é cortado por uma enorme avenida com mais de 40 quilômetros, e praticamente não há praças ou parques onde passear, mas dezenas de shoppings centers para comer, comprar, trabalhar e até ir ao médico.
Com mais de 350 mil moradores, é a região que mais cresce na cidade, considerada um outro “mundo” para muitos cariocas. Nada por ali fica perto demais, como tudo na Zona Oeste – na região fica o Parque Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que também abrigou as edições de 2017 e 2019 do Rock in Rio.