Quem passa pela Ponte Rio-Niterói ou atravessa de barca entre as cidades pela Baía de Guanabara, não se cansa de admirar a llha Fiscal, palco de festas, casamentos e eventos históricos. Atualmente, está passando por reformas estruturais com sua reabertura programada para o início de 2023.
Mas já é possível garantir o programa — até o fim deste mês, o Museu Naval (Avenida Dom Manuel, 15, Centro) preparou uma série de palestras gratuitas, com certificação no final e um voucher para a visita, válido por dois anos. Embora a participação nas palestras seja custo zero, é preciso pegar o ingresso pelo site Sympla, já que a capacidade do auditório é limitada a 120 pessoas.
O prédio foi construído para ser um posto da alfândega para aumentar o controle sobre as mercadorias que chegavam ao País através do porto, no século XIX. Transferida para a Marinha do Brasil pelo Ministério da Fazenda, em 1913, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).
A foto é de David Torres.