Muitos cariocas nunca sequer pisaram na Estação Marechal Hermes, na Zona Norte, como existe quem nunca tenha visitado o Cristo Redentor, por exemplo. O bairro foi pensado como uma vila proletária pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca, que estava preocupado com a falta de casas populares. Para ajudar os trabalhadores, ele inaugurou a estação de trem com conexão direta até a Central do Brasil, em 1913.
O prédio, que se mantém desde então, tem estilo predominantemente inglês, feito com tijolos maciços, trazidos diretamente da Inglaterra pelos navios mercantes. Também tem telhas francesas, detalhes em azulejos de origem alemã e belga e arcos de ferro fundido franceses, ou seja, também é de estilo eclético.
Pra você que curte o Rio antigo e pretende visitar — o bairro é também ponto turístico da gastronomia de rua (só lembrar da batata frita de Marechal, que passou a ser considerada Patrimônio Cultural de natureza material do Rio) — é só baixar o app Moovit para saber as rotas de ônibus, trem ou metrô. Do Centro até lá, através da SuperVia, são 36 minutos.
Foto de Tony Rossini