Dá pra perceber o sorriso do prefeito Eduardo Paes — mesmo debaixo da máscara (por precaução, porque os casos de covid no Rio estão aumentando) — ao entregar a medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca para Tia Surica, 82 anos, ícone da Portela (escola de Paes), neste sábado (05/11), Dia Nacional da Cultura, em evento no MAR, na Região Portuária. “Quem quiser me fazer sorrir, que faça agora. E que me dê flores em vida”, disse Tia Surica.
A Prefeitura também fez uma homenagem a outros 49 artistas, produtores e agentes culturais. “Esse é um evento muito importante para homenagear quem faz cultura nesse País, depois de tanto tempo de abandono e preconceito. Aqui na cidade fomos uma fortaleza defendendo o setor nos últimos dois anos e é bom saber que ela volta a ser valorizada e que a liberdade está de volta”, disse Paes.
Entre os nomes, o humorista Fabio Porchat, que está em cartaz com “Histórias do Porchat”, no Teatro Casa Grande, no Leblon, e criou o “Prêmio do Humor”, o único para espetáculos de comédia. “É sempre importante que a cultura seja elevada, vangloriada e respeitada, ainda mais por uma cidade que respira cultura. A verdade é que o brasileiro é amado lá fora pela nossa cultura”, disse.
Também estiveram o Casa Museu Eva Klabin (Lagoa), representante do Cordão do Boitatá, Circo Voador, bares como o Velho Adonis, o Festival do Rio, a Orquestra Maré do Amanhã, representada pelo maestro Carlos Eduardo Prazeres e assim vai.