A banda Bala Desejo, que acabou de ganhar um Grammy Latino de “Melhor Álbum Pop em Português”, cancelou a apresentação no show de Erykah Badu em São Paulo, no festival Nômade, no fim de janeiro, depois de críticas de artistas negros nas redes, principalmente pelo estilo musical destoar da atração principal, uma referência da black music.
“Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos não participar mais desse evento”, disse a Bala Desejo em comunicado, que é formada por Zé Ibarra, Lucas Nunes, Dora Morelenbaum e Julia Mestre.
“Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Existem inúmeras opções de artistas brilhantes para compor as programações, e não concordamos com a ausência deles. Esperamos que o festival se pronuncie e faça as mudanças”.
A cantora Céu, também uma das atrações, anunciou sua retirada do festival.