Alguns artistas plásticos brasileiros estão participando, até dia 20 de novembro, da mostra “Outra fronteira — um diálogo entre arte e fé”, na Basilica di San Lorenzo in Lucina, em Roma, com curadoria da produtora Lívia Bucci (há mais de 20 anos fazendo intercâmbio entre os dois países) e da galerista Mara Dolzan.
Entre eles, as cariocas Marcia Pumark e Paula Klien. São 11 artistas, entre brasileiros e italianos, juntando o barroco da basílica com os trabalhos contemporâneos. Marcia, por exemplo, levou a “Energia” (da imagem): “O Vaticano é um lugar de oração e reflexão para um próximo nível. E a minha obra está num espaço que privilegia o público de se conectar com arquétipos da cor vermelha que ativa energia no inconsciente coletivo”, diz Pumark.
A exposição estava marcada inicialmente para 2020, mas precisou ser adiada com a pandemia. “Adorei o convite da Mara Dolzan. Fiz uma pintura especialmente pra ela, mas veio a pandemia e achei que não fosse mais acontecer. Foi uma surpresa boa”, completa Klien.