O trabalho de Gustavo e Otávio Pandolfo, ou “OsGemeos”, já faz parte do nosso cotidiano, seja num muro da rua, na pintura de um avião, trem ou ônibus, na lateral de um prédio de uma cidade qualquer, ou dentro de um museu. Agora pode ser visto no Centro Cultural Banco do Brasil, com a mostra “OSGEMEOS: Nossos segredos”, inaugurada nessa terça (11/10), com quase mil itens, para comemorar os 33 anos do CCBB, com curadoria deles mesmos.
O vaivém foi intenso entre os amigos cariocas – Otavio é namorado da atriz carioca Giselle Batista, gêmea da também atriz Michelle – e, como os irmãos são superfamília, trouxeram a mãe, dona Margarida, que até fez um rápido discurso na cerimônia de abertura, além de ter três trabalhos com os filhos. Eles moram na mesma casa em Cambuci, São Paulo.
Logo na rotunda do CCBB, estão as obras “Templo” e “Gigante”, adaptadas especialmente para o espaço, uma instalação em homenagem à mostra “Vertigem”, que eles fizeram ali, em 2009. Um dos destaques é o trabalho em parceria com o artista Banksy, em que eles inserem um personagem numa obra do artista inglês — famoso por seus estênceis, ativismo político e manutenção no anonimato.
“Um desenho num papel pode virar um avião inteiro, pintado com muitas tintas e sobre um fundo totalmente diferente, com técnicas distintas para produzir um efeito que nos caracteriza e que é parte de nosso processo criativo. Gostamos de trabalhar com múltiplos suportes e materiais variados”, explica Gustavo.
Outra parte da mostra é uma sala de projeções com os registros fotográficos da dupla produzindo murais pelo mundo, com imagens dos novos trabalhos no Queens, em Nova York, feito em maio deste ano, e outro em Ishinomaki, no Japão, produzido em agosto.
.