numero:✓ Do jornalista Gilberto Porcidonio, sobre o debate na TV Globo: “O adicional de insalubridade do William Bonner, olha…”
numero:✓ De Fernando Gabeira: “Eu não falo muito sobre esse padre Kelmon porque é muito pesado. Na minha idade, eu já deveria ter o direito de eliminar certas pessoas do meu campo de reflexão.”
numero:✓ O Barão Vermelho, em turnê pelos 40 anos de carreira, toca no Circo Voador, no sábado (01/10), a partir das 22h. A formação do Barão é Rodrigo Suricato (guitarra, violão e voz), Fernando Magalhães (guitarra e violão), Guto (bateria) e Maurício (teclados e vocais).
numero:✓ Rolando nas redes: “Segundo o Datafolha, depois da participação do padre que não é padre no debate, o ateísmo subiu 8%, ultrapassando assim, o Ciro Gomes.”
numero:✓ “Cantares”, a série na Sala Cecília Meireles, no Centro, apresenta o barítono Vinicius Atique e violonista Fabio Zanon em um repertório que inclui obras de Manuel de Falla, Joaquín Turina, Mario Castelnueovo-Tedesco e Vicente Arregui. No sábado (01/10), às 16h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Ciro Gomes está fora da Libertadores e vai acabar perdendo vaga, na Sul-americana, para Simone Tebet.”
numero:✓ O cantor Daniel e o grupo Roupa Nova se juntam no projeto “A força do amor”, no sábado (01/10), a partir das 22h, na Jeunesse Arena, na Barra.
numero:✓ Eduardo Paes, o prefeito que nunca dorme, virou temporariamente comentarista de debate na madrugada desta sexta (30/09) e, honrando o apelido de “nervosinho”, dado por alguns, deu uma resposta atravessada ao empresário bolsonarista Fabrizio Fasano, candidato por SP, chamando o prefeito de “bosta”: “Vai tomar no cu seu merda falido e decadente. Tá querendo arrumar emprego de deputado, é? Vai se fuder!” Até o carioca menos fã do político, adorou.
numero:✓ De Cristiano Botafogo, autor do podcast “Medo e Delírio em Brasília”: “Voto útil no Lula no 1º turno não é carta branca nem cheque em branco. Caso Lula seja eleito, vai ser um dos presidentes mais cobrados da história deste país.”
numero:✓ Em comemoração aos 108 anos do Forte de Copacabana, a Orquestra Violões do Forte, com 25 músicos regidos pelo maestro Luiz Potter, faz um concerto com participação de Natália Boere e Mari Cardoso, no sábado (01/10), às 18h.
numero:✓ Do delegado Alexandre Saraiva: “Guedes acha um absurdo não poder vender uma praia para a iniciativa privada. Acho que ele ouviu a música do Raul Seixas que diz que a ‘solução é alugar o Brasil’ e interpretou ao pé da letra. Deus proteja o Brasil desses ‘patriotas’”.
numero:✓ Bora caçar o rumo da urna no domingo (02/10)? Eduardo Paes liberou o transporte público para não ter desculpa no dia da votação. Depois não reclame do sofá através do seu perfil de rede social, tá? Qualquer informação sobre eleições, acesse o site do TSE.
numero:✓ No sábado (01/10), às 19h30, tem o “Copacabana in Concert”, na Sala Baden Powell, em favor do instrumentista Airto Moreira, com show de vários artistas, considerado um “pai da percussão moderna”. Depois de uma pneumonia violenta que lhe deixou sequelas. Informações no site.
numero:✓ Carnaval fora de época? Temos. A Mangueira faz festa, neste sábado (01/10), a partir das 22h, pelas eliminatórias do samba-enredo 2023, com a bateria da escola, os mestres Taranta Neto e Rodrigo Explosão, a rainha Evelyn Bastos, os casais mestre-sala e porta-bandeira, além de passistas, baianas e velha guarda. Ingressos no site.
numero:✓ O tempinho tá esquisito para ser admirado do alto. Mesmo assim, se você quiser focar na culinária, o chef Renato Machado, do “Dinner in the Sky”, aquele nas alturas, na Varanda do Vivo Rio, cercado por pontos turísticos, vai ganhar o reforço de Thomas Troigros neste sábado (01/10), para um jantar a quatro mãos. Tem duração de 70 min, em duas sessões: às 19h30 e 21h30. Mais informações no site.
numero:✓ A mostra “35 anos de Laura” está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, custo zero, sábado e domingo (01 e 02/10), das 13h às 20h. O visitante pode assistir às performances teatrais dirigidas por Daniel Herz (das 18h às 20h), dentro da casa, com tudo original. Aos domingos, apresentações musicais na varanda, que podem ser apreciadas também por quem passa pela orla.
numero:✓ “Travessia Tiradentes”, peça itinerante que passeia pelas ruas do Centro, partindo da estátua de D. Pedro I, na Praça Tiradentes, faz apresentação no sábado (01/10), às 16h. A cada parada, os atores encenam, contam curiosidades históricas e arquitetônicas e tocam música ao vivo.
numero:✓ A Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, continua em cartaz com a mostra “Devir indígena”, coletiva com obras dos artistas Denilson Baniwa e Gustavo Cabocoa. Sábado e domingo (01 e 02/10), das 14h às 18h.
numero:✓ Dez novas estreias chegaram aos cinemas esta semana. O terror americano “Sorria”, com Sosie Bacon, traz uma médica atormentada pelo dia a dia do hospital e por traumas do passado. Com filmagens no Brasil e na Itália, “Duetto” tem elenco de nomes, como Marieta Severo, Luísa Arraes, Gabriel Leone e Maeve Jinkings; e também o doc “Ennio, o maestro”, sobre a vida e a obra do compositor e vencedor do Oscar Ennio Morricone. Salas, horários, gêneros etc., aqui.
numero:✓ O Festival do Rio acontece entre os dias 6 e 16 de outubro, mas já tem um aquecimento: pela primeira vez, o evento oferece uma espécie de pré-estreia, com sessões gratuitas no Boulevard Olímpico, no Centro, nesta sexta e sábado (30/09 e 01/10). Saiba a programação aqui.
numero:✓ A Cinemateca do MAM faz uma homenagem ao cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard, que morreu no último dia 13, aos 91 anos, com a retrospectiva “Jean-Luc Cinema Godard”, com um apanhado dos 60 anos de produção, durante todo mês de outubro. A programação completa está aqui.
numero:✓ No teatro, Rafael Primot estreia o solo “Baby — Você precisa de mim”, de sua autoria, com participação de Marjorie Estiano em off e figurinos de Débora Falabella. A história acompanha Edu, um escritor de rótulos e embalagens que precisa revisitar seu passado e sua família no interior, depois de um longo período morando na cidade grande. No Sesc Tijuca, sábado e domingo (01 e 02/10), às 19h e 18h.
numero:✓ Sozinho em cena, e com bom humor, André Mattos faz seu “Dedé show”, misturando a sua vida com a de seus personagens mais conhecidos, sob a direção de Ricardo Kosovski. Sábado e domingo (01 e 02/10), às 21h e às 19h, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra.
numero:✓ “A revolução dos bichos”, adaptação da obra de George Orwell, dirigido por Bruce Gomlevsky — e com dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho —, apresenta uma fábula sobre um grupo de animais que se rebela contra o dono da fazenda e a exploração por parte dos humanos. Em cartaz no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá, sábado e domingo (01 e 02/10), às 19h. Informações no 2535-3846.
numero:✓ No Globoplay, tem o doc Tim Maia: irresistível se você ama as músicas do artista – com ótimos bastidores e autenticidade de sobra.
numero:✓ A única coisa que os candidatos ainda não ofereceram é colágeno. No mais, o que se apresenta no horário eleitoral é o Brasil dos sonhos. Esquece, as mentiras foram suspensas, tudo volta ao horário normal.
numero:✓ A não ser que você esteja com algum déficit cognitivo, vamos votar, com coração e energia. Vá ver as ruas lotadas de miseráveis e aproveite pra refletir.
numero:✓ Para refletir: 02/10, dia das eleições, é aniversário do Gandhi, o líder pacifista indiano. Aqui uma frase dele: “Seja a mudança que você quer no mundo!”