Faltando apenas seis dias para as eleições, o biólogo Mario Moscatelli deu um giro nos céus do estado, nesse domingo (25/09), chamando atenção para o descaso repetitivo com o meio ambiente. Mario fez um sobrevoo amplo, de Guaratiba e Sepetiba até Angra dos Reis e Paraty para constatar que a situação não está para a natureza. “De futura Cancún para a atual Cocon. Várias autoridades têm, de tempos em tempos, verbalizado seu desejo de transformar a Baía de Ilha Grande numa Cancún verde e amarela. Pois bem, como de praxe se fala em geração de empregos etc e tal, só que ninguém comenta sobre a tal infraestrutura básica”, diz ele.
Em Angra, o alerta é sobre velhos problemas de crescimento urbano desordenado e falta de saneamento. “Quem paga pelo descompasso entre teoria e prática é o ambiente ou, mais especificamente, o manguezal, que é o ecossistema responsável pela transparência das águas da baía como de boa parte da biodiversidade da região. Infelizmente, esse tipo de informação parece não estar sendo levada a sério pelas autoridades e o resultado é o mesmo de sempre”, avisa Mario, sobre as imagens do manguezal do Saco do Bracuí, vítima nos anos 80/90 da especulação imobiliária e ultimamente do crescimento urbano desordenado.
Antes de escolher seu governador, procure saber sobre as propostas quanto ao meio ambiente. Abaixo, as entrevistas que a coluna fez com os três melhores colocados nas pesquisas:
Ver essa foto no Instagram