Depois do disse-me-disse, a Prefeitura vai, finalmente, mover a estátua de João Cândido da Praça XV para a Praça Marechal Âncora — uma reparação histórica a pedido da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial. As obras começaram nesta terça (13/09), pela Conservação Rio, mas ainda não tem data de entrega. Quando a Prefeitura anunciou as ações pelo Bicentenário da Independência, ainda em março, com a restauração de diversos monumentos, alguns não tinham ligação direta com a data, caso do monumento ao marinheiro João Cândido, imortalizado por sua liderança na Revolta da Chibata, em 1910.
Mas, a ideia era aproveitar a ocasião das comemorações para corrigir uma antiga injustiça, transferindo a imagem para a Praça Marechal Âncora e tirá-la da falta de visibilidade, atrás de uma estação do VLT, sem placa de identificação, na Praça Quinze, no Centro.
Na Marechal Âncora aconteceram dois fatos em sua história: quando apontou os canhões para o Palácio do Catete e quando caiu no esquecimento e terminou seus dias como mercador de peixes por lá.