O paraibano Chico César e a francesa Camille Bertault — que tem uma forte ligação com o Brasil e trabalha no projeto “Voz e Você”, álbum com músicas em português — são padrinhos da 15ª edição do “Festival da Canção Aliança Francesa”, cujas inscrições vão até 15 de setembro para cantores amadores e profissionais que cantem no idioma francês. Os shows de artistas brasileiros e franceses no Rio acontecerá entre 13 e 20 de novembro, em parceria com o Circo Voador, com a grande final 16 de novembro.
Para participar não é preciso dominar o “parlevú”, mas caprichar na interpretação e pronúncia, além da originalidade, um quesito importantíssimo.
Inicialmente descoberta nas redes sociais, Camille ficou conhecida através dos vídeos caseiros interpretando os maiores mestres do jazz. Também atriz, a primeira visita ao Brasil foi em 2013, quando recebeu uma bolsa para interpretar os folclores brasileiros para crianças no teatro. “Fiquei três meses, aprendi a falar português. Cheguei no Rio e passei por várias cidades até encontrar um diretor de festival em Minas Gerais. Assim voltei várias vezes. O país me escolheu e eu escolhi o Brasil”, diz ela, que vai participar de todas as etapas do festival, desde uma masterclass com os selecionados até a final.
Entre um show e outro, ela tem entrado em estúdio para gravar o projeto “Voz e Você”, com canções em português e convidados como o próprio Chico César, Mestrinho, Guinga, Robero Menescal, Hamilton de Holanda, João Bosco, Claudio Dauelsberg, Trio Corrente (Fábio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro), entre outros. Incrições e mais detalhes do festival no site.