A estilista Karin Cagy, que é também artista plástica, inaugurou, nessa quarta (21/09), sua primeira individual, a “Beau Voir”, reabrindo a Galeria Vertical, do Solar de Botafogo, com curadoria de Alexandre Murucci.
Geralmente os visitantes costumam observar as obras, mas nesse caso, as senhorinhas retratadas em situações ativas se tornaram mais um personagem nas selfies – principalmente a roqueira e a que oferece o “dedo médio” ao espectador. Um convidado acreditava ser uma representação de Iris Apfel, empresária e ícone da moda de 101 anos, mas as retratadas são genéricas. “Sempre desenhei mulheres e sou muito feminista. Minha pesquisa na pintura sobre ‘ageísmo’, um preconceito que atinge de forma mais contundente o sexo feminino, é onde sinto que meu trabalho mais tem a conectar as pessoas”, diz Karin.
Sobre o título ‘Beau Voir’: “Significa ‘algo bonito de ver’, mas também flerta com a musa existencialista Simone de Beauvoir, autora de ‘O Segundo Sexo’, de 1949, uma das obras mais celebradas e importantes para o movimento, analisando a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política”, diz o curador.