Em semana de ArtRio, a cidade explode de eventos paralelos e, nessa sexta (16/09) de chuva incessante, um mundo de gente esteve na abertura da mostra “Atos da Revolta — Outros Imaginários sobre Independência”, no MAM, em colaboração com o Museu da Inconfidência, de Ouro Preto (MG). A exposição propõe uma releitura através de uma série de levantes que aconteceram antes ou depois do grito de D. Pedro I, como a Inconfidência Mineira, a Revolução Pernambucana, a Cabanagem, a Revolução Farroupilha, entre outras. “Qual o papel dos artistas na construção de imagens sobre o que hoje entendemos como independência? Que personagens do passado impedem ou possibilitam a circulação de novas ideias?”, questiona o curador convidado Thiago de Paula Souza.
Além dele, a curadoria também é assinada por Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente que reuniram obras de dez artistas contemporâneos em diálogo com objetos do período colonial, entre eles, Paulo Nazareth, Luana Vitra, Ana Lira, Thiago Martins de Melo e Tiago Sant’Ana.
Os convidados entravam no salão, subiam ao segundo andar, seguiam pelas obras e saíam direto no salão do coquetel – os bares eram muito disputados, afinal, foi apenas o começo do fim de semana com muitos eventos para o povo das artes.